Quase três mil estudantes já estão auxiliando municípios no combate à Covid-19

Municípios de todo o país já começaram a receber o reforço de estudantes de áreas da saúde para o combate à Covid-19. Ao todo, mais de 2,7 mil alunos estão atuando em unidades de saúde, sob a supervisão de profissionais, auxiliando no atendimento aos pacientes internados pela doença.

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, 108 mil estudantes dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia já se cadastraram na ação de estratégia “Brasil Conta Comigo”.

Após o cadastro, os residentes são recrutados pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e passam por um curso online de capacitação. Se concordarem em atuar nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus, eles são chamados para trabalhar nos locais onde há maior necessidade de reforço, de acordo com a circulação do vírus.

Adesão sul-mato-grossense

Vem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) um grande exemplo de adesão ao “Brasil Conta Comigo”. Cerca de 85% dos estudantes do curso de medicina se inscreveram na ação estratégica.

Três deles já foram convocados pelo Ministério da Saúde e estão atuando no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, centro de referência para a Covid-19 no estado.

Em Mato Grosso do Sul, o número de casos e óbitos pelo novo coronavírus bateu recordes negativos na última terça-feira e nesta quarta. O secretário de saúde afirmou que a doença está no “elevador”. De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde local, o estado registra 6.201 casos e 56 mortes pela doença.

A expectativa do diretor da Faculdade Medicina da UFMS é de que mais estudantes sejam chamados nas próximas semanas, sobretudo com o avanço do vírus pelo estado. Vilela destacou que os estudantes podem ser importantes nesse momento de pandemia. “Esses alunos entram na rotina de ajudar os profissionais que estão trabalhando na linha de frente. Essa logística de auxílio é muito importante. Eles auxiliam as equipes de saúde no atendimento, na busca de dados, como o receituário e medicações, por exemplo”, destaca.

Brasil Conta Comigo
O Governo Federal lançou a ação de inclusão dos alunos de medicina, enfermagem, fisioterapia e farmácia no combate à Covid-19 em abril. Podem participar do programa, alunos matriculados em instituições de ensino superior e que estejam entre o penúltimo e último ano da graduação. Os selecionados atuam na Atenção Primária e são supervisionados por profissionais de saúde de acordo com as suas áreas.

Os participantes ganham uma bolsa de R$ 1.045,00 (se a carga horária semanal for de 40h) ou R$ 522,50 (se trabalharem 20 horas). Além disso, recebem 10% de pontuação no ingresso em programa de residência do Ministério da Saúde e um certificado de participação no curso.

Bonificação

O Ministério da Saúde alerta que vai até a próxima sexta-feira (26), o prazo para que os coordenadores da Comissão de Residência Médica (COREME) e/ou Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde (COREMU) atualizem o status mensal dos residentes inscritos na ação. Sem essa informação, o órgão não consegue pagar a bolsa aos estudantes.

Reportagem: Felipe Moura – Brasil 61

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ORLEANS | Júri popular condena homem por tentativa de homicídio qualificado

Sessão do Júri promovida pela comarca de Orleans na última quarta-feira (25/11)  condenou um homem por tentativa de homicídio qualificado e dano qualificado. Presidida...

Confira o que Astros tem a lhe dizer

LUIZ HENRIQUE (48) 99623-6232 (Whats) Presencial/Online Desenvolvimento e estudo na Arte Oracular: Tarô; Astrologia; Constelação Arquetípica; Numerologia; boaastrologia@gmail.com O caminho dos astros 60 As Novas Regras do Bem viver 2021 “O...

Jurerê Internacional adere ao projeto Orgânico Solidário, que leva alimentação saudável para famílias

Jurerê Internacional acaba de aderir à campanha Orgânico Solidário, uma importante ação de abrangência nacional que está levando alimentos frescos e saudáveis (verduras, frutas...

ITAJAÍ | Produtores terão 23 cursos gratuitos do Senar/SC em dezembro

Para auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado...