Prova de vida do INSS retorna este mês

Agora em janeiro, as provas de vida vão voltar a ser obrigatórias para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) continuarem aptos a receber o pagamento do benefício.

A prova ficou suspensa de março de 2020 a maio de 2021, em virtude da pandemia, chegou a retornar em outubro do ano passado, mas foi novamente posta em suspensão. O INSS estima que 3,3 milhões de segurados precisam fazer, entre janeiro e abril, a prova de vida referente a 2021.

Para quem não fizer a comprovação, terá o pagamento da aposentadoria ou pensão já em fevereiro. Confira os meses dos prazos finais para realização da prova de vida:

  • Janeiro – mês para pessoas com prova de vida vencida de novembro de 2020 a junho de 2021
  • Fevereiro – para julho e agosto de 2021
  • Março – para setembro e outubro de 2021
  • Abril – para novembro e dezembro de 2021

A prova de vida é feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. Além disso, pode ser feito em caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias. Algumas instituições financeiras oferecem o serviço no internet banking ou aplicativo.

Os segurados com biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo Meu INSS. Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do app Meu INSS.

Bloqueio

O INSS explica que não fazer a prova não causa  cancelamento imediato do benefício. Antes disso há duas etapas: bloqueio e suspensão do pagamento. Quem tiver o benefício suspenso em fevereiro entrará na etapa de suspensão três meses mais tarde. Se ainda assim não atualizar os dados nessa segunda etapa, o benefício será cancelado.

Segurados com os benefícios bloqueados e suspensos podem reativá-los diretamente no banco. No caso de cancelamento, o segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício. Esse procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Após acessar o Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada, busque por Reativar Benefício, na lupa.

Com informações: Agora Laguna

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