Projeto Praia Acessível garante banho de mar a todos em Jaguaruna e região

Todo mundo tem direito a um bom banho de mar. Essa é a premissa do Projeto Praia Acessível, iniciativa do governo do Estado de Santa Catarina que atende a pessoas com diferentes graus de deficiência física e mental em 68 praias de 23 cidades litorâneas, entre elas, a praia do Arroio Corrente, em Jaguaruna.

Realizado desde 2013 por iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), o projeto Praia Acessível agora dispõe de 150 cadeiras de rodas anfíbias e 19 mil estrados, distribuídos nos balneários catarinenses. O investimento foi de R$ 750 mil, o mais alto até o momento para o programa. É a maior iniciativa do gênero no Brasil. A cadeira anfíbia já está na praia de Jaguaruna e agendamento de horários nos Postos Guarda Vidas podem ser feitos pelo Whatsapp (48) 36319662.

Segundo os bombeiros de Jaguaruna, o projeto permite que pessoas com deficiência utilizem cadeiras anfíbias para um banho de mar seguro. “A cadeira anfíbia é leve e resistente à areia. Na água, a cadeira flutua, assim oportunizando um banho com segurança a todos os usuários”, informam os bombeiros em suas redes sociais.

“Estamos oferecendo equipamentos, em parceria com o Corpo de Bombeiros, em praias e rios, para humanizar e dar dignidade para as pessoas aproveitarem com segurança o nosso verão. É algo muito significante, que nos deixa muito felizes e nos enche de orgulho”, diz o presidente da Santur, Renê Meneses.

A iniciativa é apadrinhada pela primeira-dama do Estado, Késia Martins da Silva, que também coordena a Rede Laço no Estado. Segundo ela, o objetivo é propiciar as melhores experiências para as pessoas com deficiência.

“É uma honra ser madrinha de um projeto tão importante para o turismo acessível de Santa Catarina. Nosso objetivo é proporcionar experiências incríveis no litoral catarinense às pessoas com deficiência. É gratificante ver o empenho dos voluntários, das famílias e, principalmente, o sorriso no rosto de quem pode novamente entrar no mar”, conta Késia.

Onde encontrar o Projeto

No aplicativo CBMSC Cidadão, disponível para as plataformas IOS e Android, na área de praia, podem ser conferidas as condições do mar, os endereços dos postos guarda-vidas e também em quais praias de Santa Catarina as cadeiras estão disponíveis. As informações do aplicativo são atualizadas todos os dias.

Reportagem: Folha Regional

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS