Projeto Inova.Dev forma alunos de escolas públicas numa parceria com a indústria

A dificuldade de encontrar desenvolvedores de softwares é um problema para as empresas do setor. Para auxiliar a reduzir esse déficit, a Satc liderou o projeto Inova.Dev. O objetivo é capacitar jovens para que atuem na área, buscando interessados em escolas da rede pública. Os sete alunos da primeira turma receberam os certificados de conclusão do projeto.

O curso, com duração de três meses, reúne os alunos dos últimos anos do ensino médio. No Inova.Dev, além dos conhecimentos técnicos, são trabalhadas competências comportamentais necessárias para desenvolver a capacidade ‘lógica, trabalho em equipe e criatividade.

“Eles trabalharam com o desenvolvimento de sistemas, arquitetura da informação, versionamento de código fonte e desenvolvimento back-end e front-end. Conceitos colocados em prática por meio de exercícios e de um projeto real, que é desenvolvido ao longo do curso. A turma desenvolveu um sistema de senha eletrônico”, explica o professor Edson Mateus da Cruz.

O projeto contou com o apoio das empresas Useall, Portabilis, AGPR5, Logosystem Sistemas e Deps Tecnologia. Quatro alunos já foram contratados para trabalhar. “Essa é uma proposta de extensão desenvolvida por nós e que busca formar esses profissionais, atendendo a uma demanda do setor”, ressalta o coordenador de Engenharia da Computação da Faculdade Satc, Gustavo dos Santos De Lucca.

A proposta abre novas perspectivas para a vida dos jovens. “Vocês mudaram completamente a área que eu queria seguir e eu sou muito grato por isso. Podem ter certeza que fizeram uma diferença muito positiva na vida das pessoas, tornaram a educação mais acessível e ajudaram a fazer do mundo um lugar melhor e com mais oportunidades”, revela o aluno Felipe Beltrão. O projeto envolve ainda dois objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) propostos pela ONU. O item 4, que diz respeito a educação de qualidade, e o 8, que envolve o trabalho decente e crescimento econômico.

A intenção é manter o Inova.Dev abrindo uma próxima turma. Por enquanto, devido a impossibilidade de usar os laboratórios da Satc, o início está suspenso. Mais informações podem ser obtidas na Extensão Satc, pelo telefone (48) 3431-7509 (whatsapp) ou no e-mail: cursoslivres@satc.edu.br.

Assessoria de Imprensa da Satc

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cinema | Tom Cruise é flagrado em filmagens de Missão: Impossível em Veneza

O astro Tom Cruise voltou a ser flagrado por fãs e paparazzi filmando cenas de ação da franquia “Missão: Impossível” na Itália. Os novos...

‘Para nós, pouco importa de onde vem a vacina’, diz presidente da Anvisa

O diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antônio Barra, disse nesta 4ª feira (21.out.2020) que a agência reguladora se manterá “fora da discussão política” e...

Papa do ‘fim do mundo’ volta a desafiar tradição da Igreja

BRASÍLIA - O apoio do Papa Francisco às leis para a união civil entre pessoas do mesmo sexo, divulgado nesta quarta-feira, 21, num documentário exibido no Festival...

Gruta de acesso as localidades do interior de Orleans está sofrendo invasão de furto de flores

As caminhadas costumam começar bem cedinho principalmente nos fins de semana e feriado, e seguem até por volta das 16h já que escurece cedo,...