Projeto Inova.Dev forma alunos de escolas públicas numa parceria com a indústria

A dificuldade de encontrar desenvolvedores de softwares é um problema para as empresas do setor. Para auxiliar a reduzir esse déficit, a Satc liderou o projeto Inova.Dev. O objetivo é capacitar jovens para que atuem na área, buscando interessados em escolas da rede pública. Os sete alunos da primeira turma receberam os certificados de conclusão do projeto.

O curso, com duração de três meses, reúne os alunos dos últimos anos do ensino médio. No Inova.Dev, além dos conhecimentos técnicos, são trabalhadas competências comportamentais necessárias para desenvolver a capacidade ‘lógica, trabalho em equipe e criatividade.

“Eles trabalharam com o desenvolvimento de sistemas, arquitetura da informação, versionamento de código fonte e desenvolvimento back-end e front-end. Conceitos colocados em prática por meio de exercícios e de um projeto real, que é desenvolvido ao longo do curso. A turma desenvolveu um sistema de senha eletrônico”, explica o professor Edson Mateus da Cruz.

O projeto contou com o apoio das empresas Useall, Portabilis, AGPR5, Logosystem Sistemas e Deps Tecnologia. Quatro alunos já foram contratados para trabalhar. “Essa é uma proposta de extensão desenvolvida por nós e que busca formar esses profissionais, atendendo a uma demanda do setor”, ressalta o coordenador de Engenharia da Computação da Faculdade Satc, Gustavo dos Santos De Lucca.

A proposta abre novas perspectivas para a vida dos jovens. “Vocês mudaram completamente a área que eu queria seguir e eu sou muito grato por isso. Podem ter certeza que fizeram uma diferença muito positiva na vida das pessoas, tornaram a educação mais acessível e ajudaram a fazer do mundo um lugar melhor e com mais oportunidades”, revela o aluno Felipe Beltrão. O projeto envolve ainda dois objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) propostos pela ONU. O item 4, que diz respeito a educação de qualidade, e o 8, que envolve o trabalho decente e crescimento econômico.

A intenção é manter o Inova.Dev abrindo uma próxima turma. Por enquanto, devido a impossibilidade de usar os laboratórios da Satc, o início está suspenso. Mais informações podem ser obtidas na Extensão Satc, pelo telefone (48) 3431-7509 (whatsapp) ou no e-mail: cursoslivres@satc.edu.br.

Assessoria de Imprensa da Satc

ÚLTIMAS NOTÍCIAS