InícioNotíciasProjeto Experimental de pesquisa de mestrado faz doação de hortaliças de horta...

Projeto Experimental de pesquisa de mestrado faz doação de hortaliças de horta comunitária

Moradores carentes do bairro Jardim das Avenidas e internos do Lar São Vicente, de Araranguá, receberam neste sábado doação de hortaliças da horta comunitária experimental de pesquisa de mestrado.

O projeto “Agricultura urbana como estratégia de combate à insegurança alimentar: estudo de caso em cidade do extremo sul catarinense” está sendo desenvolvido pelo engenheiro ambiental e sanitarista Eduardo Fernandes Martinello junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências e Sustentabilidade, da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Trata-se da segunda colheita da produção orgânica, composta por salsinha, cebolinha, rúcula e alface. A primeira ocorreu no último dia 10. A horta conta ainda com outras culturas como manjericão (verde e roxo), cana-de-açúcar, alface, repolho (roxo e coração de boi), brócolis, couve, tomate, beterraba, cenoura, pimentão e alho-poró, além de plantas medicinais como bucha vegetal, mercúrio e ora-pró-nobis.

Orientado pelos professores Wanderley de Jesus Souza e José Carlos Virtuoso (coorientador), o estudo tem como objetivo avaliar a viabilidade de criação de hortas urbanas comunitárias em espaços ociosos, no município, como estratégia de combate à insegurança alimentar. Alternativa que poderá ser replicada em outras comunidades.

O excedente das hortaliças é vendido a preço social (pague o quanto puderes) pela Associação de Moradores do Bairro Jardim das Avenidas, parceira fundamental para a execução do projeto.

Mais informações: Eduardo 48 99828-9295

Com informações: José Carlos Virtuoso: Doutor em Ciências Ambientais (PPGCA/UNESC)