InícioÚltimas do Olhar do SulProjeto de lei prevê gratuidade em exames laboratoriais de doenças que acometem...

Projeto de lei prevê gratuidade em exames laboratoriais de doenças que acometem os equinos

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2059/22, que prevê a isenção de taxas e cobranças quando diagnosticado mormo e anemia infecciosa equina. O projeto visa tornar gratuito os exames laboratoriais de doenças que acometem os cavalos. O mormo é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei, que acomete cavalos, burros e mulas.

Já a anemia infecciosa equina (AIE) é causada por vírus, a doença é caracterizada por febres recorrentes, perda de peso rápida, etc. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos, busca prevenir e erradicar doenças por meio de educação sanitária, estudos epidemiológicos, fiscalização e certificação de estabelecimentos, entre outras medidas.

Ainda não há vacinas disponíveis para o controle dessas doenças, sendo obrigatório o sacrifício do animal infectado. De autoria do deputado Nereu Crispim, “É importante a isenção para estimular a realização dos exames de mormo e de anemia infecciosa equina, como ação preventiva no controle de doenças e da defesa da saúde pública”, explica o parlamentar. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado.

Texto: Correspondente Iara Siqueira 

Por: REDAÇÃO AGROLINK