Projeto cria Rota Turística “Vale do Sagrado Catarinense”

Projeto de lei de autoria do deputado estadual Ivan Naatz (PL) que institui a Rota Turística Vale do Sagrado Catarinense, foi aprovado por unanimidade nesta semana pela Assembleia Legislativa do Estado. A nova rota, agora oficializada, tem como objetivo estimular ações e investimentos que gerem competitividade aos serviços locais fortalecendo as tradições religiosas e promovendo ainda a divulgação de eventos e pontos turísticos da região do Vale do Rio Tijucas integrados pelos municípios de Nova Trento, São João Batista, Canelinha, Major Gercino e Tijucas, que já tem como atração principal o Santuário de Santa Paulina.

Ivan Naatz, que também é presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, acredita que a aprovação também deverá facilitar as articulações dos municípios da região com o governo do Estado, via Santur, para agregar valor ao turismo religioso, cultura e economia regional, aproveitando a vocação das comunidades neste sentido.

“Santa Catarina vem crescendo neste setor e as comunidades precisam receber cada vez mais apoio oficial, tanto do poder Executivo como do Legislativo no sentido de conciliar a vocação religiosa e o trabalho evangelizador com o fomento ao turismo e tradições culturais”,  resume.

Além de Santa Paulina, de Nova Trento e seu santuário, o deputado observa e justificativa no próprio projeto que a região poderá ter mais um santo católico e ponto de peregrinação, já que está em curso o processo de beatificação do padre Léo Tarcísio Gonçalves, conhecido como Padre Léo, fundador da Comunidade Terapêutica Bethania, em São João Batista. Durante todo o ano, a comunidade já conta com um calendário de eventos religiosos e recebe grupos de todo o país, especialmente das regiões Sudeste e Nordeste. O projeto aprovado segue agora para sanção do governador Carlos Moisés.

O Trentino

Foto: Divulgação/Santuário Santa Paulina

ÚLTIMAS NOTÍCIAS