Programa Go To Market, da FIESC e SEBRAE, estimula internacionalização

“Propósito é fortalecer a corrente internacional de negócios e desenvolver a competitividade das micro e pequenas empresas de forma sustentável, aumentando sua rentabilidade”

A Federação das Indústrias e o Sebrae de Santa Catarina lançaram, nesta terça-feira, dia 12, durante uma webinar, o programa Go To Market, que tem o objetivo de fortalecer a corrente internacional, seja na importação, exportação ou na formação de alianças estratégicas. Outra finalidade é promover a competitividade das micro e pequenas empresas de forma sustentável, aumentando sua rentabilidade.

“O programa foi concebido para colaborar na busca por mais competitividade, especialmente após a pandemia”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “Neste novo cenário, uma das alternativas para a recuperação da indústria é abrir novos mercados para a exportação dos produtos catarinenses”, ressaltou. 

Já o diretor-superintendente do SEBRAE/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, destacou que o objetivo do Go To Market é estimular e fortalecer o comércio internacional do estado e desenvolver a competividade das micro e pequenas empresas, por meio de informações técnicas, consultorias e capacitações. “Busca também estimular novos mercados, mas principalmente a reinvenção do empresário catarinense no pós-crise para atuar com maior vantagem competitiva no mercado nacional e internacional”, observou.

A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, explicou que o programa se inicia com um teste de maturidade, que permite às empresas fazerem uma análise de variáveis de sua gestão – as aptidões, habilidades e competências; a estratégia e gestão aplicada na empresa; avaliação do modelo de negócio e o alinhamento dos processos produtivos ao modelo de negócio às estratégias. “Todas são variáveis necessárias para que um prestador de serviços ou fabricante possa medir o grau de maturidade que tem para a competitividade de sua empresa”, explicou. O teste de maturidade também será a base para o plano de ação de cada organização, que começa com o empresário promovendo uma análise dos resultados com sua equipe de colaboradores. “Esperamos que seja uma trilha de aprendizado evolutivo; vamos tratar de câmbio, seguro, linhas de financiamento, marketing digital, contratos de comércio internacional. Ao final, desejamos que o empresário esteja preparado para concorrer em igualdade de condições com o fabricante estrangeiro no mercado nacional”, diz a presidente da Câmara da FIESC. “Certamente depois da pandemia teremos no mercado interno uma avalanche de produtos estrangeiros a preços baixos”, acrescentou.

Filipe Gallotti, gerente de internacionalização do Sebrae/SC, observa que o teste de maturidade será realizado em mais duas edições, no meio e ao final do programa, “para que o empresário possa acompanhar a evolução de sua empresa”. Ele cita que o Go To Market será composto ainda por 30 eventos, incluindo webinars, palestras, lives, workshops e consultorias em aspectos como inteligência de mercado, patentes, marcas, rótulos, embalagens, entre outros.

O programa conta com o apoio de outras entidades empresariais catarinenses, como as federações do comércio, serviço e turismo (Fecomércio), da agricultura (FAESC), das Associações Empresariais (Facisc), das micro e pequenas empresas (Fampesc), das câmaras de dirigentes lojistas (FCDL) e associações de empresas de tecnologia (Acate) e de supermercados (Acats).

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem que participou de assalto em festa de empresário é condenado a 22 anos de prisão

Um homem foi condenado pelo juízo da comarca de Bom Retiro a 22 anos de reclusão por assalto praticado em um estabelecimento comercial no...

Governo sanciona lei que regula pagamento de auxílio a trabalhadores

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que regula o pagamento de auxílio para trabalhadores que tiveram redução de salário e jornada ou tiveram...

Içara | Boletim Covid-19 do hospital São Donato

O Hospital São Donato tem 9 leitos ocupados para tratamento de coronavírus ou suspeita: LEITOS OCUPADOS NA UTI: 3 - CASOS CONFIRMADOS (3) - CASOS SUSPEITOS (0) LEITOS OCUPADOS NA CLÍNICA:...

João Menezes é campeão de duplas no challenger de Iasi, na Romênia, e segue para Roland Garros

João Menezes (Taroii/Wilson), natural de Uberaba (MG) e atleta da ADK Tennis, no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), conquistou, neste sábado, o título de...