Programa de aprendizes da Satc capacita jovens para o mercado profissional

Jovens em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, encontram na Satc a possibilidade de iniciar uma carreira. O programa Jovem Aprendiz da Satc contribui para que os interessados, com idades entre 14 e 24 anos, tenham o primeiro emprego e desenvolvam competências profissionais. Atualmente, três cursos são oferecidos na instituição e estão com as inscrições abertas.

Ao ingressarem no programa, os jovens em pouco tempo já têm o contato com as empresas parceiras da Satc. Segundo o colaborador responsável por fazer essa aproximação, Mateus Fernandes, é uma oportunidade para que os empresários contribuam na formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e cultura que pregam as empresas.

“O jovem terá praticamente todos os direitos de um colaborador CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), salário proporcional a sua jornada de trabalho e compatível com o piso da categoria, vale transporte, vale refeição, insalubridade (para maiores de 18 anos) e férias”, pontua Fernandes. Conforme ele, ainda existe a possibilidade de, ao fim do contrato, o jovem ser efetivado nesta empresa e assim se tornar um colaborador CLT.

A Satc oferece no programa, os cursos de Assistente Administrativo, Alimentador de Linha de Produção e Ajustador Mecânico. Os dois primeiros com duração de 16 meses e o terceiro com duração de 20 meses. De acordo com o coordenador o setor de Extensão Satc, Roberto Bortolotto, todas as aulas são programadas a fim de preparar os alunos para enfrentar um mercado que está cada vez mais exigente com relação aos conhecimentos técnicos e comportamentais.

“Um outro fator que dificulta aos jovens ingressarem no mercado de trabalho é justamente a pouca experiência profissional. Sendo assim, o jovem ao participar do programa irá participar de um curso de aprendizagem, onde parte é desenvolvido na Satc e a outra parte é desenvolvida na empresa”, explica o coordenador.

O programa

O Jovem Aprendiz é um projeto do Governo Federal em parceria com empresas que desenvolvam programas de aprendizagem visando a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país. Segundo a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097 de 2000), empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idades entre 14 e 24 anos. A porcentagem de aprendizes por empresa varia de 5% a 15% dos funcionários.

O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na Satc e na empresa, combinando formação teórica e prática. Os interessados podem realizar um cadastro no site aprendiz.satc.edu.br. Os telefones para mais informações são (48) 3431-7509 e 3431-7549, ambos possuem WhatsApp.

Assessoria de Imprensa da Satc

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Forquilhinha amplia o horário de atendimento do Centro de Triagem Coronavírus

O Centro de Triagem Coronavírus está com o horário de atendimento ampliado em Forquilhinha. O local agora funciona todos os dias, das 7 às...

Governo do Estado cria projeto de apoio à recuperação da infraestrutura rural e pesqueira

Os produtores rurais e pescadores de Santa Catarina contarão com o apoio do Governo do Estado para recuperação de infraestruturas danificadas após a passagem...

Quatro detentos arrombam cela e fogem do Presídio Regional de Tubarão

Na madrugada deste sábado, 11, quatro detentos fugiram do Presídio Regional de Tubarão, localizado no bairro Bom Pastor. Eles estavam em uma cela separada,...

‘Lua dos Cervos’ e eclipse retratados em fotos espetaculares

Na última semana, aconteceram dois fenômenos astronômicos muito legais: a ‘Lua dos Cervos’ e o eclipse penumbral do nosso satélite. Mas calma, a gente te explica o que...