Profissionais da Educação estadual se reuniram para formação continuada sobre Censo Escolar

Com a segunda etapa do Censo Escolar 2018, módulo Situação do Aluno, a Secretaria de Estado da Educação (SED) encerrou nesta quinta-feira, 21, a formação continuada para aproximadamente 90 profissionais entre técnicos, coordenadores e assistentes de Educação de todas as 36 Gerências Regionais de Educação da rede. O encontro foi realizado entre os dias 20 e 21, em Lages.

De acordo com o diretor de Políticas e Planejamento Educacional, Altir Webber de Mello Neto, o encontro foi fundamental para sanar dúvidas e esclarecer funcionalidades do sistema. “Os dados dessa etapa são importantes para o cálculo das taxas de rendimento, movimento, abandono e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que é um dos instrumentos utilizados para acompanhar o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação do município e do estado”, ressalta.

O prazo para inserir os dados é até 20 de março. Após esta etapa, será aberto o período de retificação, de 1 a 15 de abril e os dados finais serão disponibilizados a partir de 10 de maio de 2019.

Sobre o Censo Escolar               

O Censo Escolar é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED), e tem como objetivo coletar as informações da Educação Básica, sendo o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro.

A realização conta com a colaboração das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O Censo Escolar é uma ferramenta indispensável para que gestores, comunidade escolar e sociedade civil possam compreender a situação educacional do país e com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Assessoria de Comunicação | Secretaria de Estado da Educação – SED

ÚLTIMAS NOTÍCIAS