Professor da UniSatc lança livro sobre proteção de sistemas de energia elétrica

Com vasta experiência na área da pesquisa sobre energia elétrica, o professor doutor Vilson Luiz Coelho, titular da UniSatc, lança livro que além de uma basta pesquisa bibliográfica, traz o resultado de novos estudos. Tendo como coautor o professor doutor Adroaldo Raizer, da UFSC, o livro “Sobretensões em sistemas de distribuição de energia elétrica” já está disponível para a venda física e também como e-book.

Conhecido pelos estudantes do curso de Engenharia Elétrica e de pós-graduação da UniSatc, o professor Vilson Coelho tem aprimorado as pesquisas na área. “Esse é um tema que venho estudando desde o mestrado, doutorado e também no pós-doutorado. Hoje, temos poucos referenciais teóricos sobre o assunto em português. A maioria das publicações é em inglês. Por isso, o livro vem para suprir essa lacuna e trazer novas perspectivas para os profissionais da área”, pondera o professor.

Professor doutor Vilson Luiz Coelho

Segundo dados, o Brasil está entre os países com a maior incidência de descargas atmosféricas do mundo. Conforme os pesquisadores, embora não existam dispositivos ou métodos capazes de evitar a ocorrência de descargas atmosféricas, é possível utilizar equipamentos, técnicas ou medidas de proteção de estruturas e instalações elétricas, que minimizam os problemas.

A proposta do livro é contribuir para a melhoria do desempenho dos sistemas de distribuição de energia frente às ações das descargas atmosféricas. Para chegar às conclusões apresentadas, os autores trazem uma ampla pesquisa bibliográfica, somada às experiências de campo.

“Ele é resultado de estudos amplos que envolvem o Grupo de Engenharia em Compatibilidade Eletromagnética (GEMCO) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estudantes e pesquisadores”, explica o professor Vilson.

O prefácio é assinado pelo professor doutor José Osvaldo Saldanha Paulino, um dos principais pesquisadores da área de energia elétrica do país, e que hoje atua como professor voluntário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O livro já está disponível para venda no site da Editora CRV (acesse aqui o link). Os autores devem fazer um lançamento formal no mês de agosto.

Assessoria de Imprensa da Satc 

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS