Professor da Udesc incentiva vizinhos a cultivar e doar alimentos para famílias com dificuldades econômicas

No quintal da casa do professor Dennis Góss, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, foi transformado em uma grande horta.

O professor, que integra o Departamento de Solos e Recursos Naturais da universidade, está usando todo o espaço disponível ao redor da própria casa para produzir hortaliças, legumes e verduras para serem doados a famílias com dificuldades econômicas, em função da pandemia de coronavírus.

A intenção é expandir a iniciativa entre os vizinhos e a comunidade para que mais pessoas, em seus bairros, produzam alimentos para serem compartilhados. “Muitas pessoas têm vizinhos que estão ou terão dificuldades econômicas por não poderem trabalhar, principalmente os que são trabalhadores autônomos”, diz Góss.

Para incentivar a multiplicação das hortas, o professor criou o grupo Vizinho do Bem, em um aplicativo de mensagens instantâneas, no qual compartilhou a iniciativa. “O objetivo é incentivar quem tem quintal a produzir alimentos. Porque, daqui três ou quatro semanas, é que as pessoas mais irão precisar”.

Só no quintal de Góss, já são cinco canteiros prontos, onde estão sendo cultivadas espécies que se desenvolvem bem no inverno, como rúcula, alface, beterraba, rabanete e couve. “À medida que vamos conseguindo colher, vamos renovando a horta”, explica.

O engajamento de outras pessoas já resultou na doação de mudas, sementes e serragem para compostagem. “Eu, como professor e engenheiro agrônomo, devo honrar a minha missão e o juramento do dia da formatura de produzir alimentos e alimentar as pessoas, principalmente as mais necessitadas”.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Foto : Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem que participou de assalto em festa de empresário é condenado a 22 anos de prisão

Um homem foi condenado pelo juízo da comarca de Bom Retiro a 22 anos de reclusão por assalto praticado em um estabelecimento comercial no...

Governo sanciona lei que regula pagamento de auxílio a trabalhadores

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que regula o pagamento de auxílio para trabalhadores que tiveram redução de salário e jornada ou tiveram...

Içara | Boletim Covid-19 do hospital São Donato

O Hospital São Donato tem 9 leitos ocupados para tratamento de coronavírus ou suspeita: LEITOS OCUPADOS NA UTI: 3 - CASOS CONFIRMADOS (3) - CASOS SUSPEITOS (0) LEITOS OCUPADOS NA CLÍNICA:...

João Menezes é campeão de duplas no challenger de Iasi, na Romênia, e segue para Roland Garros

João Menezes (Taroii/Wilson), natural de Uberaba (MG) e atleta da ADK Tennis, no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), conquistou, neste sábado, o título de...