Procura por bolachas natalinas cresce até 300% e atrai turistas a SC

A bolacha natalina tem conquistado os brasileiros, e uma cidade de Santa Catarina se tornou referência nesse tipo de iguaria: São Martinho, no Sul do Estado. Em dezembro, o município de pouco mais de 3 mil habitantes atrai turistas de todos os cantos, sempre pelo mesmo motivo: garantir um Natal mais bem enfeitado graças aos 150 tipos de desenhos disponíveis.

“Viajamos mais de seis horas, e o objetivo é a compra da bolacha. O ônibus vai carregado”, disse a guia turística Elgin Dencker.

De acordo com a gerente de produção de uma das principais lojas de bolachas natalinas de São Martinho, os pedidos na época do Natal aumentam em até 300%. Para dar conta de tamanha procura, somente aumentando a equipe de funcionários e, principalmente, o tempo de trabalho.

“Contratamos mais 30% de mão de obra e além disso são feitas horas extras. Ainda trabalhamos nos sábados para conseguir dar conta de toda essa demanda”, falou Elaine Heidemann.

Entre os desenhos, um dos mais procurados é no formato de sino. A obra de arte fica por conta do detalhe no acabamento. Todo cuidado é pouco para deixar do jeito mais atrativo para o cliente. Neste caso, a confeiteira Maria Alice da Silva destaca como é desenvolvido esse processo na produção.

“A gente começa ele [o acabamento] com o xadrez, puxando os fios bem finos para conseguir desenhar. E depois a gente tem que contar para formar o desenho, como se fosse um ponto cruz mesmo”, explicou.

Tamanha delicadeza e dedicação faz com que os turistas sempre voltem a São Martinho na época próxima ao Natal. E quando a bolacha é tratada como obra de arte, dá até pena de comer.

“Chego a guardar uma bandeja por até dois anos. Deixo em cima da mesa só para ficar olhando. É um trabalho maravilhoso”, brinca a turista de Goiás, Docelina Sinigoski.

G1 SC

Foto: Reprodução/NSC TV

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil prende suspeito de feminicídio e de homicídio de recém-nascido e localiza corpos das vítimas

Na terça-feira (22), a Polícia Civil, por intermédio do Setor de Investigações Criminais de Itapema, cumpriu um mandado de prisão temporária contra um investigado...

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 09 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de...

Indenização para idosa que perdeu visão após porta de ônibus fechar sobre seu rosto

Uma idosa do Vale do Itajaí, que perdeu a visão depois que a porta de ônibus do transporte coletivo fechou sobre o seu rosto...

Operação desmantela associação criminosa interestadual especializada em roubo de cargas

Policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville desencadearam na terça-feira (22) uma operação com o objetivo de cumprir mandados de prisões...