PREVISÃO DO TEMPO: Brasil terá formação de uma nova frente fria

Hoje, sexta-feira (05.03) terá uma mudança mais significativa no padrão dos ventos sobre o Brasil. A mudança ocorre, principalmente, devido à formação de uma nova frente fria, causada pelo avanço de uma região de baixa pressão da região sul para o oceano. Apesar disso, a distribuição das chuvas, de modo geral, para hoje sofre poucas alterações. Deste modo, ainda são previstas chuvas para boa parte do norte, centro-oeste e região sul. Entretanto, as chuvas retornam com mais força para o sul da região sudeste, mas sem alterar a massa de ar seco que atua sobre a metade norte da região e ao sul do nordeste.

A tendência é de que entre amanhã sábado e o domingo (06 e 07/03), o estabelecimento da frente fria, vai organizar o fluxo de umidade no interior do país, o que favorece a formação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). De modo que, as chuvas mais significativas ficarão entre o AM e parte do sudeste (SP e RJ), deslocando gradativamente ao norte em direção à MG e ES, provocando alterações no tempo entre o domingo e a segunda-feira (08/03). A partir do domingo (07/03), o deslocamento da ZCAS é mais perceptível, alterando o padrão das chuvas. Diminuindo no sul ao passo que mantém o tempo instável sobre SP, MG e RJ.

Saiba como será o tempo em cada região:

Região Sul
A influência da região de baixa pressão e do fluxo de umidade amazônica, dará condições para chuvas significativas em todos os estados do sul. Mas, além desses fatores, outras instabilidades reforçam a condição para tempestades, principalmente entre o norte e oeste do PR, com acumulados de precipitação expressivos, acima dos 50 mm e condições para raios, vendavais e eventual queda de granizo. No leste do estado gaúcho e na grande região de Porto Alegre, há possibilidades de pancadas que poderão ser localmente fortes.

Por: AGROLINK -Aline Merladete

ÚLTIMAS NOTÍCIAS