Prepare-se para o cometa mais brilhante em 10 anos e que poderá ser visto a olho nu

Ganhar o título de cometa mais brilhante a passar pela Terra não é para qualquer um: o felizardo tem o nome técnico de C/2020 F3, mas está sendo chamado de Neowise. Descoberto no final de março por um telescópio espacial, ele será o primeiro cometa visível para terráqueos neste ano.

Neowise foi o terceiro cometa descoberto em 2020 e o mais brilhante dos últimos sete anos encontrados, segundo o cosmonauta russo Ivan Vagner, que o observou a partir da Estação Espacial Internacional.

O cometa alcançará o ponto mais próximo da Terra no próximo dia 23 de julho, quando estará a 103 milhões de quilômetros de distância. Apesar de o C/2020 F3 estar mais de 400 vezes mais distante da Terra do que a Lua, ainda assim será possível observá-lo sem a ajuda de telescópios ou binóculos.

Essa visualização a olho nu, no entanto, é possível apenas no hemisfério Norte. Especialistas dizem que na maior parte do Brasil e em outras partes do hemisfério Sul será necessário usar algum tipo de telescópio para observar o cometa.

Também haverá uma janela menor de observação do cometa na região Sudeste e Sul do Brasil — apenas por volta do dia 24 de julho. Em estados brasileiros mais ao Norte, o cometa poderá ser visto alguns dias antes.

Já no hemisfério Norte, é possível ver o cometa a olho nu durante a maior parte do mês de julho. O cometa está se deslocando no céu em sentido oeste e sempre aparece em uma parte baixa do céu, próxima à linha do horizonte, como nesta foto, publicada pelo perfil ‘Zacatecas al Minuto‘ no Twitter. “Um cometa de repente se fez visível a olho nu”, publicou a Nasa.

Redação Hypeness

Foto: Reprodução / Twitter

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Papa Diop, autor do primeiro gol da Copa do Mundo de 2002

Morreu ontem domingo, aos 42 anos, o senegalês Papa Bouba Diop. Autor do primeiro gol da Copa do Mundo de 2002 na vitória de...

Médico de Maradona é acusado formalmente de homicídio culposo

O médico de Diego Maradona, Leopoldo Luque, foi acusado formalmente de homicídio culpo, quando não há intenção de matar. A informação foi publicada neste...

ORLEANS | Vendas no Natal e fim de ano devem aquecer a economia

O mês de dezembro é sempre um dos melhores para pequenos e grandes empreendedores. As vendas de Natal e fim de ano costumam dar uma...

Servidora que lida diariamente com vírus, bactéria e fungos merece insalubridade máxima

A 1ª Câmara de Direito Público do TJ, em matéria sob a relatoria do desembargador Luiz Fernando Boller, reformou sentença de comarca do oeste...