Prefeitura do Rio prevê vacinar idosos com 3ª dose até 30 de outubro

No mesmo dia em que começou a vacinar adolescentes de 17 anos contra a covid-19, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na noite desta quinta-feira, 26, o calendário de vacinação para adolescentes com 12 anos ou mais e para idosos a partir de 60 anos. Os adolescentes poderão tomar a primeira dose até o dia 14 de setembro, enquanto aos idosos será ministrada a terceira dose, chamada de reforço, de 1.º de setembro a 30 de outubro. Só serão atendidos os idosos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses.

Nesta quinta-feira foram vacinadas as meninas de 17 anos; na sexta, 27, será a vez dos meninos dessa idade, e no sábado, 28, haverá repescagem para quem tem 17 anos ou mais. Na próxima semana serão vacinadas meninas de 16 anos (dia 30), meninos dessa idade (dia 31), na quarta (1) haverá repescagem para todos com 16 anos ou mais, na quinta (2) será a vez de meninas de 15 anos e na sexta (3) meninos dessa idade. Devido à incerteza quanto à entrega de doses das vacinas pelo Ministério da Saúde, a prefeitura só havia confirmado essa trecho do calendário de vacinação.

Mas na noite desta quinta-feira, pelo Twitter, o prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou que no sábado (4) haverá repescagem para pessoas de 15 anos ou mais, na segunda (6) será a vez de meninas de 14 anos, na quarta (8) meninos dessa idade, na quinta (9) meninas de 13 anos, na sexta (10) meninos dessa idade e no sábado será dia de repescagem para quem tem 13 anos ou mais. Na segunda (13) serão vacinadas meninas de 12 anos e na terça (14) a vacinação dos adolescentes termina atendendo os meninos de 12 anos.

IDOSOS

A aplicação da dose de reforço aos idosos vai começar em 1.º de setembro, e pelos dez primeiros dias serão atendidos apenas moradores de instituições de longa permanência, como asilos e casas de repouso.

Em 13 de setembro vai começar a vacinação para todos os idosos com 95 anos ou mais; no dia 14 será a vez dos idosos com 94 anos ou mais, e assim sucessivamente, reduzindo em um ano a idade atendida a cada dia, de segunda a sábado, até 22 de outubro, quando será a vez dos idosos com 62 anos ou mais. No dia 23 seguirão sendo atendidos os idosos de 62 anos, e aqueles de 61 anos terão três dias para se vacinar (25, 26 e 27 de outubro). Os idosos de 60 anos também terão três dias (28, 29 e 30 de outubro), sendo que nesses dias poderão ser atendidos idosos com mais idade que ainda não tenham recebido a dose de reforço.

Assim, a prefeitura prevê que em 30 de outubro todos os idosos tenham recebido a terceira dose.

Reportagem: Fábio Grellet / RIO/ESTADÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS