A prefeitura de Orleans através da secretaria de Saúde emitiu um Ofício Circular na data de ontem 25 de novembro, relacionando as novas medidas a serem adotadas para enfrentamento ao avanço da covid-19.
A medida vem de acordo com avaliação do risco potencial na região da Amrec e considerando que a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 nos hospitais da região estão com ocupação em 92%. Decididos em reunião na Amrec no dia 24 de novembro com todos os municípios.
A secretaria de Saúde de Orleans informa a comunidade as novas medidas no âmbito municipal. Entre elas a mudança do local do Centro de Triagem Covid -19, que passará a funcionar a partir do dia 30 de novembro, no Centro de Convivência da Terceira Idade Emília Debiasi Pinter, na Rua Capitão Galdino Guedes, 210, no Bairro Barro Vermelho, ao lada da Apae.
Atendimentos Prioritários:
-A partir desta quinta-feira (26) até dia 10 de dezembro de 2020 serão atendidos prioritariamente.
-Pacientes de urgências, ou seja aqueles com dores agudas, exames alterados, hipertensão e diabetes descompensadas, gestantes e Puérperas;
-Pacientes em tratamento de câncer e imunodeprimidos;
-Renovação de receitas não presencial;
-Pacientes acamados domiciliar;
-Atendimentos odontológico de urgência.
-Neste período estão suspensos os atendimentos médicos e odontológicos eletivos. (Consulta de rotina)
-As agendas médicas serão programadas para cinco consultas agendadas e cinco para demanda espontânea por um período de 20 dias.
-Os atendimentos do Centro de Especialidades, Centro de Fisioterapia, Unidade São Lucas, CAPS e dos profissionais do NASF serão mantidos observando as medidas sanitárias de distanciamento e higienização da EPI’s.
-As Agentes de Saúde realizarão visitas periódicas, sem entrar nas residências. A Vigilância Sanitária, em parceria com Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, intensificação a fiscalização nos espaços públicos e de uso coletivo. As medidas perduração enquanto a classificação de risco da Covid -19 para a região carbonífera estiver no nível gravíssimo
Vale ressaltar que a importância da população tomando as precauções apropriadas.
Siga os conselhos da autoridade local de saúde.
Para evitar a propagação da COVID-19, faça o seguinte:
Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.
Fique em casa se você se sentir indisposto.
Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
Por: Gerciana Ascari – Imprensa News Sul