População faz críticas à coleta de lixo e empresa pede compreensão

Não faltaram dúvidas e principalmente críticas da população em meio ao período de adaptação da nova empresa responsável pela coleta de lixo em Laguna, a Sanetran Gestão de Resíduos.

Os trabalhos que iniciaram na segunda-feira, 1°, trouxeram alguns problemas que foram registrados no segundo dia de trabalho. Confusão com o novo roteiro, diminuição de dias de coleta em algumas regiões, lixo espalhado e atrasos nos horários de passagens dos caminhões foram alguns dos desafios.

A empresa reconhece os percalços dos primeiros dias e atribui os transtornos à fase de adaptação após um conhecimento mais profundo da realidade da cidade. Divergências entre o cenário vivido e o contido no edital de licitação são os principais motivos apontados pela Sanetran para as dificuldades encontradas.

“Toda a implantação de uma empresa nova em um município novo gera algumas dificuldades. Estamos com uma equipe 100% nova, infelizmente não conseguimos aproveitar o pessoal da empresa que já tinha conhecimento do processo de coleta e estamos, desde a semana passada, fazendo um trabalho intenso de treinamento dessa equipe e isso, por si só, traz um ritmo de coleta mais lento”, justifica o diretor de Operações da concessionária, Luiz Afonso.

O gestor afirma que no edital da prefeitura havia algumas diferenças de informações sobre o que era executado na prática e o que constava no papel e que por isso, o cronograma não pôde ser divulgado em tempo hábil para a população. O roteiro só saiu na tarde de segunda-feira, 1º, e foi alterado próximo da meia-noite.

A previsão é que a rota final seja divulgada em pelo menos quinze dias, prazo que a Sanetran estipula para que todas as análises operacionais tenham sido realizadas. A tendência, porém, é que siga as rotas informadas neste começo de semana. A empresa afirma que tem recebido sugestões e atendendo as reclamações recebidas (veja adiante) e que irá levar isso em consideração no plano final. “Vamos fazer os ajustes necessários para atendar da melhor forma possível”, garante o representante da concessionária.

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

De acordo com o secretário de Administração, Salésio Honorato, a empresa mostrou ter interesse em melhorar o serviço prestado. “Entende que todo princípio é difícil em virtude do do itinerário, mas é uma empresa experiente, opera em outros estados e conhece os atalhos. É questão de tempo para normatizar os serviços”, ameniza. O tema também chegou à Câmara de Vereadores que teceu algumas críticas e comentários à situação, além de aprovar convocação para que um representante da empresa participe de uma sessão para esclarecer dúvidas e apresentar detalhes funcionais da coleta.

“Peço desculpas pelo transtorno. Sei que não é algo simples, mas podem ter certeza que a empresa está altamente engajada. Temos mais de 28 anos de mercado e já atuamos em várias regiões do país. Estamos com uma equipe que trouxemos da nossa central para dar suporte”, completa o gestor.

Por adequações operacionais, a Sanetran começa seu expediente às 7h, mas deseja iniciar uma hora mais cedo. É nesse contexto que na entrevista ao Portal, Luiz Afonso frisou por várias oportunidades que alterações serão necessárias. Uma delas a empresa já pôs em vigor, que é a mudança na rotina de coleta do lixo. Os comerciantes e moradores acumulam os sacos de lixo por volta das 18h, fim do expediente, mas, agora, o caminhão só passará mais tarde.

“É uma situação que estamos fazendo ajustes. Colocamos uma equipe para trabalhar no meio da tarde, iniciando pelos bairros, para chegar no Centro Histórico um pouco mais tarde, para evitar trânsito e tumulto durante o fechamento do comércio”, justifica. “Os horários ainda não são definitivos. Vão ocorrer atrasos, alterações, pois o objetivo, agora, é limpar a cidade. Tão logo a gente regularize essa situação vamos analisar os ajustes necessários para ver se é realmente importante fazer a coleta tão logo o comércio feche ou se podemos programar para o caminhão passar oito, nove horas da noite”.

Na manhã desta terça-feira, 2, o Centro de Laguna amanheceu com alguns contêineres instalados em locais de maior acúmulo de lixo como na região do Mercado Público e praça Jerônimo Coelho. A colocação dessas caçambas de coleta por conta da empresa, sem nenhum tipo de ônus para o município. “Pedimos a compreensão da população”, finaliza o diretor da Sanetran.

Empresa monitora caminhões via GPS. Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Roteiro atualizado à 0h de terça-feira, 2*

SEGUNDA: Centro, Centro Histórico, Molhes, Mar Grosso, Morro da Glória, Costa Carneiro, Cabeçuda, Portinho, Loteamento Lidiane, Jardim Juliana, Laguna Internacional, Mato Alto, Cohab (Mato Alto), Vila Francisco de Assis, Portinho (região conhecida como Malvina), Barranceira, Distrito Industrial (entrada da cidade) e Barbacena.

TERÇA: Centro, Centro Histórico, Farol, Galheta, Cigana, Canto da Lagoa (Geral), Passagem da Barra, Campos Verdes, Magalhães, Navegantes, Ponta das Pedras, Progresso, Vila Vitória, Campo de Fora, Cohab (Progresso), Esperança, rua da Granja.

QUARTA: Centro, Centro Histórico, Molhes, Loteamento São Judas Tadeu, Mar Grosso, Morro da Glória, Costa Carneiro, Cabeçuda, Portinho, Loteamento Lidiane, Praia do Sol, Gi, Estreito, Nova Fazenda, Bentos, Caputera, Itapirubá e Perrixil.

QUINTA: Centro, Centro Histórico, Laguna Internacional, Portinho (Malvina), Mato Alto, Cohab (Mato Alto), Vila Francisco de Assis, Jardim Juliana, Magalhães, Navegantes, Ponta das Pedras, Progresso, Vila Vitória, Campo de Fora, Cohab (Progresso), Esperança, Rua da Granja, Bananal, Parobé, Ribeirão Grande, Ribeirão Pequeno, Morro Grande, Figueira, Distrito Industrial e Barranceira.

SEXTA: Centro, Centro Histórico, Canto da Lagoa (Geral), Passagem da Barra, Ipuã, Tereza, Cigana, Molhes, Galheta, Mar Grosso, Morro da Glória, Costa Carneiro, Portinho, Loteamento Lidiane, Madre, Farol e Ponta das Pedras.

SÁBADO: Centro, Centro Histórico, Perrixil, Estreito, Nova Fazenda, Gi, Magalhães, Navegantes, Ponta das Pedras, Progresso, Vila Vitória, Campo de Fora, Cohab (Progresso), Esperança, Rua da Granja, Loteamento São Judas Tadeu, Bentos, Caputera e Itapirubá.

*Sujeito a alterações.

Como entrar em contato com a empresa

A Sanetran disponibiliza, desde o começo da semana, um telefone gratuito para o registro de dúvidas e reclamações. O número é 0800 647 0931.

Foto: André Luiz/Agora Laguna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS