Polícia Civil participa das ações da 23ª semana nacional de políticas sobre drogas

Policiais civis de Santa Catarina participaram da 23ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas. A atuação foi em operações policiais com o uso do cão de faro, em conjunto com a Polícia Civil e a Polícia Militar do Paraná, pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de sua Coordenação Geral de Fronteiras – CGFRON.

Com o emprego dos cães, algumas apreensões foram possíveis, de maconha e skunk, além de 480 (quatrocentos e oitenta) cartuchos de calibre 7,62x39mm, estes utilizados em armamento de guerra, tal como no fuzil AK-47.

Além do Delegado de Polícia da Coordenadoria de Operações Policiais com Cães (COPC/DGPC), estiveram presentes agentes de Polícia Civil do Canil Central (CC/ACADEPOL) e dos Núcleos de Operações com Cães (NOCs/PCSC) de Chapecó, Florianópolis, São Lourenço do Oeste e de Xanxerê, com os cães: Boris, Colt, Loba e Ziah.

Programa Vigia

O Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia) atua desde abril de 2019 no combate à criminalidade organizada e crimes de divisas. É coordenado pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e conta com a atuação integrada entre as forças de segurança dos Estados.

Com o objetivo de impedir a entrada de armas, drogas, cigarros e produtos contrabandeados no Brasil pelos cerca de 16 mil quilômetros de fronteira, o programa está com operações em andamento no Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além das divisas do Tocantins e Goiás.

A proposta principal do Vigia é a prevenção e repressão, com o intuito de fortalecer o enfrentamento à criminalidade, com enfoque em organizações criminosas, tráfico, corrupção, contrabando, descaminho, crimes contra a propriedade intelectual, lavagem de dinheiro e atuação na faixa de fronteira e nas divisas de Estados, com o uso de metodologias modernas de gestão e governança.Os pilares do programa são: operações integradas (Operação Hórus), aquisição de equipamentos, capacitações e bases operacionais com integração de sistemas.

Policia Civil SC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS