InícioSegurançaPolícia Civil efetua prisão de advogado investigado por integrar organização criminosa que...

Polícia Civil efetua prisão de advogado investigado por integrar organização criminosa que atua em Santa Catarina

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Lages, desencadeou, na terça-feira (08), a segunda fase da Operação Gravata. Um advogado investigado por integrar uma organização criminosa que atua no Estado de Santa Catarina foi preso. A Operação Gravata é decorrente de uma série de investigações conduzidas pela DIC de Lages que identificou integrantes desta organização criminosa que atuam como braço jurídico da facção criminosa.

As investigações apontaram que o investigado, além de atuar na defesa de integrantes da organização criminosa, também tinha atribuições de manter os membros da facção informados acerca do andamento de processos de outros presos; identificar desafetos e testemunhas que poderiam prejudicar os interesses do grupo criminoso; e manipular provas, criando situações para que policiais, civis, militares e penais que atuavam nos casos, fossem acusados e respondessem a processos nas corregedorias.

Inclusive há suspeita de que uma foto feita pelo advogado, durante o depoimento de uma pessoa que resultou na prisão de criminosos, apreensão de drogas e explosivos chegou ao comando do grupo que teria “decretado” a morte dessa pessoa.

A fase dois da Operação foi concluída e 16 integrantes identificados, dentre eles, o advogado, sendo oferecida denúncia pelo Ministério Público e decretada sua prisão pelo Poder Judiciário.

Após a prisão, que contou com o acompanhamento de um representante da OAB local, o investigado foi levado até a DIC de Lages. Depois de formalizados os procedimentos legais, encaminhado para o Presídio Masculino de Lages, onde ficará à disposição da Justiça.

Policia Civil SC