Polícia Civil alerta para golpe aplicado por criminosos

A 18ª Delegacia Regional de Polícia alerta aos cidadãos de Laguna, Imbituba e região sobre um golpe que vem sendo aplicado em várias pessoas, causando prejuízos. Nele, os criminosos efetuam uma ligação telefônica informando serem gerentes de sua conta bancária e que o cartão da vítima teria sido clonado.

Na conversa, acabam convencendo o interlocutor a fornecer seus dados, entre eles o endereço residencial, e também a senha de cartão de conta corrente e poupança.

Após o diálogo, os golpistas informam a vítima de que uma pessoa, aa qual indicam ser uma funcionário ou mesmo um policial à paisana, servidor da receita federal, entre outros agentes públicos; irá a sua residência para recolher o cartão clonado.

Após conseguirem tomar a posse do cartão e já conhecendo a respectiva senha, o indivíduo realiza transações de pagamento (débito) com máquinas de cartão que possui, gerando prejuízos à vítima.

Na última quarta-feira (4), foi lavrado Auto de Prisão em Flagrante contra um golpista em Laguna. Na oportunidade, o criminoso indicou que veio de São Paulo (SP) e permaneceria na cidade até esta sexta-feira. Afirmou também que realizou uma transação bancária de R$ 2 mil com o cartão da vítima.

Orientações da Polícia Civil

A Polícia Civil orienta aos cidadãos a não repassarem dados pessoais ou bancários, especialmente senhas para pagamentos, por telefone ou mesmo por aplicativos ou redes sociais (ex: Whatsapp). É comum que esses golpistas tentem convencer a vítima pelo telefone, e, para tanto, aplicam as mais diversas formas de diálogo. Neste caso, a vítima pode desligar imediatamente a ligação e, caso tenha dúvidas se o cartão foi mesmo clonado, deve realizar uma ligação para a instituição financeira (número oficial) ou se dirigir à agência bancária respectiva.

Reportagem: A Hora

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Seguranças que chicotearam jovem negro em mercado por furto de chocolate são condenados

A 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou, na terça-feira (24), os seguranças  a 10 anos, 3 meses...

MUNDO | Como a Nasa consegue contar árvores do espaço?

Recentemente, falamos aqui sobre a descoberta de quase dois bilhões de árvores no meio do deserto do Saara. Isso só foi possível graças a...

Professor que acumulava aulas com assessoria parlamentar é condenado por improbidade

Um professor do Vale do Itajaí teve condenação em ação civil pública, proposta pelo Ministério Público, confirmada nesta semana em decisão da 3ª Câmara...

Confira dicas de segurança sobre compras Online

Desconfie de ofertas fora dos valores de mercado: Não se deixe levar por ofertas imperdíveis. É recomendável acompanhar os preços de mercado. Nunca acesse links em...