Polícia Civil alerta para golpe aplicado por criminosos

A 18ª Delegacia Regional de Polícia alerta aos cidadãos de Laguna, Imbituba e região sobre um golpe que vem sendo aplicado em várias pessoas, causando prejuízos. Nele, os criminosos efetuam uma ligação telefônica informando serem gerentes de sua conta bancária e que o cartão da vítima teria sido clonado.

Na conversa, acabam convencendo o interlocutor a fornecer seus dados, entre eles o endereço residencial, e também a senha de cartão de conta corrente e poupança.

Após o diálogo, os golpistas informam a vítima de que uma pessoa, aa qual indicam ser uma funcionário ou mesmo um policial à paisana, servidor da receita federal, entre outros agentes públicos; irá a sua residência para recolher o cartão clonado.

Após conseguirem tomar a posse do cartão e já conhecendo a respectiva senha, o indivíduo realiza transações de pagamento (débito) com máquinas de cartão que possui, gerando prejuízos à vítima.

Na última quarta-feira (4), foi lavrado Auto de Prisão em Flagrante contra um golpista em Laguna. Na oportunidade, o criminoso indicou que veio de São Paulo (SP) e permaneceria na cidade até esta sexta-feira. Afirmou também que realizou uma transação bancária de R$ 2 mil com o cartão da vítima.

Orientações da Polícia Civil

A Polícia Civil orienta aos cidadãos a não repassarem dados pessoais ou bancários, especialmente senhas para pagamentos, por telefone ou mesmo por aplicativos ou redes sociais (ex: Whatsapp). É comum que esses golpistas tentem convencer a vítima pelo telefone, e, para tanto, aplicam as mais diversas formas de diálogo. Neste caso, a vítima pode desligar imediatamente a ligação e, caso tenha dúvidas se o cartão foi mesmo clonado, deve realizar uma ligação para a instituição financeira (número oficial) ou se dirigir à agência bancária respectiva.

Reportagem: A Hora

ÚLTIMAS NOTÍCIAS