As eleições gerais de 2022 serão neste domingo (2 de outubro). Dados do Google mostram que muitas pessoas estão perguntando quais são as regras para votar. A cada dois anos, os brasileiros perguntam: pode votar de chinelo? E de bermuda?
Existem poucas coisas que te impedem de votar nessas eleições e, de antemão, te garantimos: pode votar de bermuda, de chinelo e de camisa regata.
O que não pode nas eleições?
Vamos lá: no caso das vestimentas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não recomenda – mas também não proíbe – o uso de trajes de banho na hora de votar. Essa é a única restrição para o eleitor comum durante a “festa da democracia”.
De resto, nas roupas, está tudo liberado, inclusive qualquer manifestação silenciosa de votação. Ou seja: camisa de partido, bandeira de candidato, boné com frase política… Só não pode tentar convencer outros eleitores e fazer a famosa “boca de urna”.
Outra norma estabelecida pelo TSE é a limitação do uso de celulares junto da urna. O órgão exigirá que os mesários guardem os aparelhos do eleitor para que o sigilo do voto não seja quebrado.
Além disso, bares e restaurantes de alguns Estados não poderão vender bebidas alcoólicas durante o período de votação para evitar embriaguez. Comércios podem abrir, mas seus funcionários não podem ser impedidos de votar.
Mesários devem usar o “bom senso” em sua vestimenta e não podem usar aparatos em favor de quaisquer candidatos. Também não podem se manifestar em favor de suas preferências políticas.
A ordem para votação no domingo é a seguinte:
2º – Deputado Estadual (5 dígitos)
3º – Senador (3 dígitos)
4º – Governador (2 dígitos)
5º – Presidente da República (2 dígitos)
As urnas ficarão abertas das 8h às 17h para quem segue o horário de Brasília. A apuração dos resultados geralmente é concluída por volta das 20h. As mesmas regras valerão para o segundo turno, em 30 de outubro deste ano.
Yuri Ferreira : Redação Hypeness
Imagens: Divulgação Pexels