PMSC integra 4º Exercício de Ajuda Humanitária em Tubarão

A Polícia Militar de Santa Catarina participará do 4º Exercício de Ajuda Humanitária. O treinamento é coordenado pelo Exército Brasileiro e pela Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), e conta com a participação do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), Polícia Militar (PMSC), Polícia Civil (PCSC), Departamento de Administração Prisional (DEAP) e Defesa Civil municipal de Tubarão. As atividades ocorrem entre os dias 28 de setembro a 2 de outubro, nas cidades de Florianópolis e Tubarão. O objetivo é preparar as agências de resposta para atuarem em situações de desastres naturais.

As atividades iniciaram em Florianópolis, nessa segunda-feira (28), com a simulação de atividades no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD). O subcomandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, representou a instituição. Já em Tubarão, na terça (29) serão realizadas as ações simuladas preparadas com o maior realismo possível para os profissionais envolvidos, foram preparados cenários de resgates, transporte de vítimas, transposição de áreas alagadas, dentre outras situações que podem acontecer em uma tragédia real.

Durante os dias de treinamento ocorrerá grande circulação de viaturas e tropas na região. É importante destacar para a população que os cenários criados com ocorrências e figurantes são fictícios e a movimentação será apenas em função do Simulado de Ajuda Humanitária.

Os atendimentos dos órgãos de emergência, durante os dias do treinamento, não serão afetados, funcionando normalmente através dos telefones de cada instituição.

Preservar a ordem, proteger a vida

A Polícia Militar de Santa Catarina atuará em conjunto com as demais forças, com o comandante-geral, coronel Dionei Tonet, e o subcomandante-geral, coronel Marcelo Pontes, fazendo a supervisão das atividades da PMSC. O responsável da operação, que estará presente em todos os dias do evento, será o comandante da 8ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Jefer Francisco Fernandes.

A PMSC atuou em inúmeras ações humanitárias em catástrofes naturais em nosso Estado, como as enchentes em Tubarão em 1974, em Blumenau em 1982, no furacão Catarina em 2005, na grande enchente do vale do Itajaí em 2008 e no incidente químico na cidade de São Francisco do Sul no ano de 2013.

Nessas eventualidades as unidades locais, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental e unidades especializadas, são as primeiras a serem acionadas para o socorro e segurança devido as suas particularidades instrumentais, capacidade humana instalada e localização. A partir de 2009, iniciaram-se estudos no comando-geral da instituição com vistas a um projeto para implantação do Programa de Ajuda Humanitária, que hoje conta com equipamentos adquiridos e policiais treinados para emprego nesses eventos.

Por 1º Tenente Marcos Rocha Castro : PMSC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Último sorteio da Mega-Semana da sorte pode pagar r$ 38 milhões hoje sábado 24

O terceiro e último sorteio da Mega-Semana da Sorte pode pagar R$ 38 milhões hoje sábado (24/10) para quem acertar as seis dezenas do...

Castelo de Karlstjen, Boêmia Central na República Tcheca encantando viajantes e visitantes

A busca pelo gótico tcheco levará o viajante a uma serie de castelos. O rei de todos será o Castelo de Karlštejn, no qual...

Sampa Jazz Fest 2020 tem show de Anna Setton, ao vivo para todo o Brasil, hoje, 24 de outubro

"Quarta edição do festival será online e gratuita, com shows também de Bixiga 70 com Tulipa Ruiz e Salomão Soares com Vanessa Moreno". Neste sábado,...

Segundo a FECAM, retorno presencial às salas de aula deve ser gradual e escalonado

"Uma série de regras sanitárias devem ser cumpridas antes de todos os estudantes retornarem presencialmente às salas de aula em SC, a exemplo de...