Plano de Vacinação contra a Covid-19 prevê imunizar mais de 11 mil Urussanguenses

Assim como os demais municípios de Santa Catarina, Urussanga se prepara para a vacinação contra a Covid-19, seguindo as diretrizes do Plano Estadual de Vacinação. Plano este que está em consonância com o Plano Nacional de Vacinação contra o novo coronavírus.

Segundo a secretária de Saúde do município, enfermeira Ingrid Zanelatto, o plano estadual aponta que a imunização deve acontecer em quatro etapas. “Obedecendo à logística de recebimento e distribuição das doses feita pelo Ministério da Saúde, dando prioridade a grupos e considerando informações sobre situações epidemiológicas, comorbidades e populacional”, explicou.

Cada uma das quatro fases de vacinação está dividida da seguinte forma:

Fase um: trabalhadores da saúde, população idosa (a partir dos 75 anos de idade), totalizando 1.486 pessoas;

Na segunda fase: pessoas com idade entre 60 a 74 anos, somando 3.351 indivíduos;

Fase três: devem ser vacinados os acometidos por comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares…), são 6.518 urussanguenses;

Quarta e última fase: serão imunizados os professores e profissionais de salvamento, somando 264 pessoas, ou seja, Urussanga terá 11.619 integrantes da população vacinados contra a Covid-19. Já no estado estima-se que receberão as doses, segundo o Plano Estadual, quase três milhões de catarinenses.

Outra questão relevante segundo Ingrid Zanelatto, é que a vacina adotada será a mesma definida pelo Ministério da Saúde. “As datas para a imunização também respeitarão o cronograma, a ser divulgado, estabelecido pelo Ministério”, destacou, acrescentando que assim que todos os detalhes forem definidos serão divulgados pelas redes sociais da prefeitura, secretaria de Saúde, mídias locais e regionais.

“Sabemos da ansiedade de todos, mas não podemos atropelar as definições que nos chegam, vindas de outros órgãos de saúde. O que podemos afirmar é que toda a logística está preparada, inclusive, os profissionais que estão de férias, se necessário, retornarão para a campanha de imunização”, declarou a secretária de Saúde.

Na manhã desta sexta-feira (15) aconteceu reunião remota entre os integrantes da Comissão Intergestores Regional Saúde AMREC e nesta tarde a conversa será com a vigilância epidemiológica.

Colaboração: Alexandra Cavaler / Assessoria de Comunicação Prefeitura de Urussanga

Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Urussanga

ÚLTIMAS NOTÍCIAS