Pilotos se emocionam com 1º pouso na história de um Airbus na Antártida

Pela primeira vez na história, um Airbus pousou na Antártida. O avião, um modelo A340, decolou da Cidade do Cabo, na África do Sul, no dia 2 de novembro e pousou no Wolf’s Fang Adventure Camp, um acampamento de luxo localizado no continente gelado responsável por patrocinar o voo.

Hi Fly foi a companhia aérea responsável pelo voo. A empresa trabalha com locação de voos, tripulações e cuida de toda parte logística e operacional para que voos como o Hi Fly 801 aconteçam.

A viagem durou cerca de cinco horas e a tripulação — liderada pelo capitão Carlos Mirpuri, vice-presidente da Hi Fly — ficou menos de três horas na Antártida. Para pousar em uma pista “improvisada” como a do Wolf’s Fang Adventure Camp é preciso ser muito habilidoso.

O piloto explicou que o sulco para a pista é feito por equipamento especiais até que se chegue a um coeficiente de frenagem adequado. No caso do local onde o Airbus pousou, são três mil metros de comprimento no gelo.

O reflexo é enorme, e óculos adequados ajudam a ajustar seus olhos entre a visão externa e a instrumentação. O copiloto tem um papel importante em fazer as chamadas usuais e extras, especialmente nos estágios finais da abordagem“, explicou Mirpuri.

A Antártida não possui aeroportos, apenas pistas de pouso. A primeira vez que uma aeronave pousou no continente foi em 1928: um avião monomotor pilotado pelo militar americano George Hubert Wilkins. Atualmente, a maior parte das pessoas que chega ao continente viaja de navio.

Redação Hypeness

Fotos: Hi Fly/YouTube

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS