InícioNotíciasPesca artesanal da tainha em Santa Catarina registra lanços históricos em 2023

Pesca artesanal da tainha em Santa Catarina registra lanços históricos em 2023

Na última segunda-feira (31), foi encerrada a temporada de pesca de tainha, exceto nas modalidades de emalhe costeiro de superfície abaixo de 10 AB, e desembarcada ou não motorizada.

Na capital, foi registrado um total de peixes capturados, ultrapassando a marca de 250 mil tainhas. Em Bombinhas, Garopaba e Palhoça, foram mais de 40 mil tainhas em cada cidade. Na região norte se destacou Balneário Camboriú, com o registro de mais de 20 mil tainhas capturadas.

Neste ano, uma portaria interministerial MPA/MMA Nº1, de 28 de fevereiro de 2023 do Governo Federal restringiu a pesca industrial da tainha em Santa Catarina, favorecendo o pescador artesanal e a procriação dos peixes.

Pesca da tainha

A pesca artesanal da tainha é uma atividade secular no sul e no sudeste do país. Sempre feita no inverno, época em que os peixes migram da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, mais precisamente da Lagoa dos Patos, para o norte do país.

Além de fonte de renda, a pesca da tainha também é uma tradição cultural esperada por diversas comunidades do litoral que preparam e reformam seus ranchos já no começo do outono.

Portal AHora