Pedras Grandes inicia celebração dos 145 anos da imigração italiana no Sul de SC

A programação oficial dos 145 anos da imigração italiana no Sul de Santa Catarina e fundação da Colônia Azambuja 1877 inicia nesta segunda (25) e vai até o dia 1º de maio, em Pedras Grandes.
Serão realizadas diversas atividades para celebrar a cultura italiana na região, culminando com a Festa da Colônia Azambuja, no fim de semana.

A programação inicia nesta segunda, às 19h, com a celebração de uma missa solene em comemoração aos 100 anos de construção da igreja de São Marcos, em Azambuja, seguida de uma sessão solene da Câmara de Vereadores, no mesmo Distrito de Pedras Grandes.

Terça (26) e quarta-feira (27), será realizado workshop de ilustração, apresentando um percurso na história da imigração italiana em Azambuja, para crianças das escolas do município. A ministrante será a designer, ilustradora e quadrinhista Cidiane Guisso, autora da primeira história em quadrinhos regional vêneta brasileira.

Na quinta-feira (28), data que marca a chegada das primeiras famílias de imigrantes a Azambuja, haverá, às 9h, uma homenagem aos pioneiros no cemitério local, com a colocação de uma corbélia de flores pela memória dos imigrantes. Neste mesmo dia, será aberto a visitação o Museu Estação Pedras Grandes e, às 20h, estreia do documentário “145 anos da Imigração”, produzido pela UniTV.

Na sexta-feira (29), acontecem em Azambuja duas atividades acadêmicas, sendo a primeira às 9h, com o tema “Agroturismo: um novo conceito de negócios”, e o segundo, a partir das 14h, será o Seminário Internacional sobre Imigração Italiana. A partir das 19h, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina se transfere para Azambuja, com a realização de uma sessão especial destinada a comemorar os 145 anos da imigração italiana no Sul de Santa Catarina e fundação da Colônia Azambuja 1877. Haverá também um show no pavilhão de eventos, com bandas.

Programação de fim de semana

No sábado, às 8h, será inaugurada a Festa da Colônia Azambuja 1877, com abertura da Feira de Turismo da Rota da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina, apresentações de música italiana e o Tombo da Polenta. À tarde, continuam os shows com artistas da região e anúncio do vencedor do concurso para escolha da música oficial. Domingo, a programação começa às 10h, com a missa em italiano na igreja São Marcos de Azambuja. Logo a seguir, será realizado o desfile das famílias, representando a chegada dos imigrantes italianos e almoço comunitário.

Sul. Agora

Fonte: Prefeitura de Pedras Grandes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS