Parceria é antecipada para vacina em Tubarão

Um dia após o anúncio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina da covid-19 pelo governo federal, Tubarão divulgou ações para quando iniciar a imunização na cidade.

A compra de seringas e de agulhas já foi autorizada, e uma parceria com a Unisul e a GAM também garante o armazenamento das doses, caso seja necessário.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Daisson Trevisol, o município tem em estoque uma quantidade razoável de seringas e de agulhas, mas, por determinação do prefeito Joares Ponticelli, já foi encaminhada para licitação a compra de mais instrumentos. “Fizemos uma reunião com o prefeito Joares para iniciar o planejamento que envolve toda a logística de armazenamento e de operação da vacinação”, destaca Daisson.

O armazenamento das vacinas também é tratado como prioridade. A Fundação Municipal de Saúde conta com equipamentos para armazenamento na temperatura de até -20°C. Em caso de necessidade de armazenamento em temperaturas mais baixas (-70°), as vacinas poderiam ficar guardadas no Centro de Pesquisas Clínicas HNSC/Unisul.

A distribuidora de medicamentos GAM também se prontificou a disponibilizar toda a estrutura de refrigeração para acondicionar adequadamente as vacinas que chegarem ao município

O plano de aplicação da vacina já começou a ser elaborado por toda a equipe de gestão da fundação. A ideia é deixar o cenário o mais preparado possível para quando o governo federal der início ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacina. Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, a União informou ter garantido 300 milhões de doses contra a covid-19 por meio de diversos acordos.

Fonte: DS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS