InícioÚltimas do Olhar do SulPARABÉNS: Jornal Gazeta completa duas décadas de prestação de serviço à população

PARABÉNS: Jornal Gazeta completa duas décadas de prestação de serviço à população

Primeiro semanal. Anos seguintes, diário. Quem pensou que o Jornal Gazeta não sobreviveria ao rádio, televisão e, mais recentemente, o “boom” da internet, passou longe. É bem verdade que precisou se adaptar, ser resiliente e, sim, se render ao avanço da tecnologia que tornou mais fácil o acesso à população. Mas, ufa. Aqui está completando duas décadas.

Em 17 de abril de 2003, nascia o Gazeta de Içara, um jornal inspirado pelo desejo de acompanhar e noticiar o crescimento e desenvolvimento da região. Com foco jornalístico e de credibilidade, o veículo noticiou fatos históricos e relevantes, como a queda do prédio dos correios em Içara, que vitimou quatro pessoas, e a conquista da medalha de bronze nos jogos panamericanos do Peru pelas atletas da cidade.

Os anos passaram e o Gazeta de Içara consolidou-se como um dos principais veículos de comunicação da região, mantendo o compromisso de levar informações relevantes e de qualidade aos seus leitores.

Em 2013, quando comemorou a primeira década de existência, o jornal passou a ser diário, aumentando seu raio de distribuição e atingindo cada vez mais toda a região. Com uma tiragem de 3.000 exemplares por dia, o Gazeta de Içara é hoje um dos maiores diários do Sul de Santa Catarina.

Importância do veículo para a região

Para celebrar seus 20 anos de existência, o veículo contou com depoimentos de importantes figuras da política e do jornalismo da região.

A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, ressalta a importância do impresso para a cidade e região. “O jornal Gazeta faz parte da recente história da cidade. Nesses 20 anos, ele se transformou num importante canal de comunicação que nos aproxima aos fatos sociais do município a da região, cumprindo importante papel de informar, formar opinião e entreter as pessoas”, comemora a prefeita.

Já o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, destacou a importância do jornalismo sério e comprometido com a verdade. “Referência na cobertura de notícias locais, estaduais e nacionais, mantendo um compromisso com a ética, a imparcialidade e a qualidade jornalística. Além disso, o jornal tem sido um importante espaço para a divulgação de iniciativas e projetos da sociedade, bem como para a promoção do debate público e a defesa dos direitos dos cidadãos”, reportou o prefeito.

“São 20 anos de história e conquistas! O Gazeta faz parte da história do Rincão, desde sua implantação, participando dos principais momentos da cidade. Sempre com seriedade e transparência, informa a população nossas lutas e ações, levando aos nossos munícipes, a informação”, disse o prefeito do Rincão, Jairo Custódio.

E o presidente da Acic, Valcir José Zanette, disse sobre o jornal: “Os veículos de comunicação cumprem o nobre papel de bem informar a população e se fortalecem como uma fonte segura de informação. A Acic reconhece os relevantes serviços prestados pelo Jornal Gazeta, um trabalho voltado a destacar as pautas positivas da região, apresentar as demandas e anseios da comunidade, contribuindo desta forma para o desenvolvimento socioeconômico regional”.

Família Gazeta

Como parte da família Gazeta, o colunista político Anderson de Jesus também enfatizou a importância do Gazeta de Içara um instrumento de democratização da informação. “O Gazeta foi, ao longo dos últimos 20 anos, testemunha ocular das transformações e do desenvolvimento da cidade. Foi acima de tudo defensor das pautas prioritárias do município e da região. Tenho orgulho em fazer parte desta história”, afirmou De Jesus.

O diretor-geral, Augusto da Luz, lembra que o veículo precisou, ao longo dos anos, se reinventar. “Só assim sobrevivemos as tecnologias, pois o jornal impresso possui grande credibilidade”, disse orgulhoso.

Augusto também fala sobre o sentimento de dever cumprido. “Passamos por obstáculos e reinvenções ao longo dessas duas décadas, o sentimento é compartilhado de forma unânime por toda a equipe que leva o Jornal Gazeta até os seus leitores. Este é um momento significativo, chegamos a este marco com a sensação de dever cumprido. Hoje temos o respeito e o reconhecimento do mercado e também de todos os formadores de opinião, o resultado da força, credibilidade e também da verdade da notícia. Nossa gratidão a todos que por aqui passaram”, salienta.

Novas tecnologias

O Gazeta de Içara está cada vez mais presente nas redes sociais, levando informação de qualidade para um público cada vez maior. O jornal também estreou novas colunas, como a de Economia, com o economista Ismael Cittadin, a coluna “A saudade com Pinduka” e, mais recentemente, a coluna de política com a jornalista Kelley Alves.