Papagaio mais pesado do mundo é eleito ave do ano na Nova Zelândia

Conhecido como Kākāpō, o papagaio mais pesado do mundo foi eleito a ave do ano na Nova Zelândia, em 2020. Resgatada da beira da extinção, a espécie é o primeiro animal a vencer o título duas vezes, com a primeira vitória documentada em 2008.

Incapaz de voar e popular por se esconder durante o dia, os Kākāpō costumam ser verdes e têm vida longa quando comparados a outras espécies de papagaios.

Segundo informações do “Guardian“, a população da ave — que pode pesar de 900 gramas a 4 quilos — aumentou de 50, na década de 1990, para 213, agora, após grandes esforços de conservação.

Apelidado de “poderoso frango musgo”, o Kākāpō sobrevive atualmente apenas em ilhas livres de predadores. “As coisas que tornam o Kākāpō único também os tornam vulneráveis ​​a ameaças”, explica Laura Keown, porta-voz da competição.

“São criadores lentos, constroem ninho no chão e têm como principal defesa a imitação de um arbusto”, continua. “Essas qualidades funcionaram muito bem na ilha dos pássaros em que o Kākāpō se desenvolveu, mas não enganam os predadores introduzidos, como furões, ratos e gatos.”

Para os organizadores, a competição aumentou a consciência ambiental em comparação há 15 anos, quando o evento começou. “É definitivamente parte de uma mudança no pensamento sobre as necessidades do meio ambiente e das espécies nativas da Nova Zelândia.”

O Kākāpō concorreu ao prêmio de ave do ano junto ao albatroz antípoda, que sofre com consequências da ação humana e acaba muitas vezes capturado em redes de pesca. Contudo, o papagaio acabou levando a maioria dos 55 mil votos da edição de 2020 da competição.

Redação Hypeness

Foto: Getty Images

ÚLTIMAS NOTÍCIAS