Papagaio mais pesado do mundo é eleito ave do ano na Nova Zelândia

Conhecido como Kākāpō, o papagaio mais pesado do mundo foi eleito a ave do ano na Nova Zelândia, em 2020. Resgatada da beira da extinção, a espécie é o primeiro animal a vencer o título duas vezes, com a primeira vitória documentada em 2008.

Incapaz de voar e popular por se esconder durante o dia, os Kākāpō costumam ser verdes e têm vida longa quando comparados a outras espécies de papagaios.

Segundo informações do “Guardian“, a população da ave — que pode pesar de 900 gramas a 4 quilos — aumentou de 50, na década de 1990, para 213, agora, após grandes esforços de conservação.

Apelidado de “poderoso frango musgo”, o Kākāpō sobrevive atualmente apenas em ilhas livres de predadores. “As coisas que tornam o Kākāpō único também os tornam vulneráveis ​​a ameaças”, explica Laura Keown, porta-voz da competição.

“São criadores lentos, constroem ninho no chão e têm como principal defesa a imitação de um arbusto”, continua. “Essas qualidades funcionaram muito bem na ilha dos pássaros em que o Kākāpō se desenvolveu, mas não enganam os predadores introduzidos, como furões, ratos e gatos.”

Para os organizadores, a competição aumentou a consciência ambiental em comparação há 15 anos, quando o evento começou. “É definitivamente parte de uma mudança no pensamento sobre as necessidades do meio ambiente e das espécies nativas da Nova Zelândia.”

O Kākāpō concorreu ao prêmio de ave do ano junto ao albatroz antípoda, que sofre com consequências da ação humana e acaba muitas vezes capturado em redes de pesca. Contudo, o papagaio acabou levando a maioria dos 55 mil votos da edição de 2020 da competição.

Redação Hypeness

Foto: Getty Images

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IÇARA | Hospital São Donato registra 17 leitos ocupados; dez são de UTI

Na sexta-feira, o Hospital São Donato, de Içara, registra 17 leitos ocupados para tratamento de coronavírus ou suspeita de contaminação, são dois a mais com...

Fiocruz prevê vacinar 65 milhões no 1º semestre de 2021

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aumentou a expectativa de vacinação dos brasileiros contra o coronavírus após o anúncio de eficácia divulgado pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford....

Papai Noel dos Correios vai contemplar 220 crianças dos Cras de Criciúma

Lápis, papéis e cores. É por meio disso que 220 crianças, com até 11 anos, confeccionaram suas cartas, demonstrando os seus desejos para o...

MEC pretende elaborar uma Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar

Com objetivo de elaborar uma Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, que vai servir para orientar as redes de ensino a empreender...