A prefeitura de Imbituba divulgou ontem segunda-feira (12) uma nota referente a grande quantidade de pessoas nas ruas, nos bares e nas praias durante o feriadão, principalmente na badalada Praia do Rosa, cenário que já havia registrado multidão semelhante, também sem uso de máscaras, na feriadão de 7 de setembro.
Mesmo com o exemplo do Feriadão de Independência, a Polícia Militar deslocou 30 agentes e município seus 25 fiscais para fiscalizar e orientar os visitantes sobre as medidas protetivas contra o coronavírus. Novamente, o número foi insuficiente para evitar as muitas aglomerações expostas em vídeos e fotos em redes sociais.
Segundo a Prefeitura, os fiscais verificaram a lotação dos estabelecimentos, a capacidade de atendimento e o horário de fechamento de cada um. Além disso, barreiras sanitárias, de orientação, foram instaladas em Itapirubá, Ibiraquera e Canto da Praia da Vila, onde houve aferição da temperatura das pessoas e distribuição de máscaras. Contudo, não há mecanismos na Lei que consigam impedir que as pessoas venham ao município ou saiam às ruas e praias.
A PM reforçou o efetivo para a chamada 3ª Operação Choque de Ordem, também com o objetivo de fazer um trabalho de controle sanitário e de segurança dos frequentadores. Apesar do fechamento de bares, lanchonetes e restaurantes à meia-noite, foram registrados aglomerações com centenas de pessoas sem máscaras nas ruas do Rosa e nas praias do município, e em festas particulares nas casas com a presença de dezenas de pessoas.
Esta notícia é do Portal A Hora