Pacto de Amizade entre Cocal do Sul e Soverzene é firmado

A concretização do sonho de viver intensamente seu passado, história, raízes e cultura italiana se uniu em uma relação de fraternidade e irmandade. Cocal do Sul e Soverzene firmaram o Pacto de Amizade e revivem uma saga iniciada há mais de 140 anos, quando imigrantes originários da província de Belluno, na Itália, deixaram suas terras para recomeçar uma nova vida em Urussanga, cidade mãe de Cocal do Sul na época.

No ato simbólico de assinatura, Ademir Magagnin – prefeito de Cocal do Sul, e Gianni Búrigo – prefeito de Soverzene, criaram todas as condições para que os descendentes beluneses de Cocal do Sul façam, agora, o caminho inverso de seus bisavós e avós, voltando à sua região de origem, numa integração que visa a troca de experiências culturais, educacionais e econômicas.

O prefeito Magagnin fez um discurso otimista sobre o acordo. “Cocal do Sul sempre sonhou com esse momento de celebrar suas raízes e perpetuar a história. Nós estamos nesta vida porque algum dia bem lá atrás, nossos antepassados saíram desta terra para uma oportunidade em terras brasileiras. Tenho certeza que a partir de agora muitos encontros nos permitirão construir mais afinidade, cultivar grande simpatia e provocar sempre as maiores emoções, fazendo-nos compreender que este relacionamento, manifestado de forma sincera de amizade e respeito, se consolidará de maneira irrevogável no coração e na alma de todos nós, pois tudo isso é muito mais forte”, reconheceu.

Já o prefeito de Soverzene reverenciou os brasileiros que acolheram os italianos em suas terras num momento de extrema necessidade. “Hoje, depois de meses, confirmamos esse Pacto de Amizade e recebemos com muita satisfação a delegação de Cocal do Sul. Entre 1876 e 1905, milhares de italianos foram para o Brasil. Eram 940 mil vênetos, desses 15% eram da província de Belluno. A América significava Brasil, em particular RS e SC onde  ingressaram os primeiros imigrantes italianos. Foram lágrimas de sofrimento, mas os nossos imigrantes sabiam trabalhar. Soverzene foi uma pequena cidade profundamente enlutada com aquela realidade que tinha e que induziu  a imigração ao Sul do Brasil. Hoje, embora geograficamente distantes, temos afinidades culturais e sociais com desejo de cooperar. Em nome da nossa comunidade desejo que possamos ultrapassar juntos muitas oportunidades”, declarou.

O momento histórico foi acompanhado por uma comitiva brasileira formada por 16 pessoas, entre elas, Juarez Fogaça – gerente de cultura e turismo, Maria de Fátima Dajori Magagnin – primeira-dama, Orlei Sartor – presidente  do Círculo Italiano de Cocal do Sul, Neide Pelegrin – presidente da Bellunesi nel Mondo de Cocal do Sul, empresários, comerciantes e descendentes.

O Pacto de Amizade é uma iniciativa do Governo Municipal de Cocal do Sul, firmado pelo município e conta com o apoio e parceria do Círculo Italiano de Cocal do Sul. O projeto de Lei do Executivo, PE Nº. 27/19, que institui o Pacto foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

Com informações do Portal Cocal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério do Turismo libera R$ 2 bilhões para apoiar a cultura de estados e municípios

Ministério do Turismo liberou nesta quarta-feira (23), cerca de $ 2 bilhões em repasses para apoiar a cultura de estados e municípios. Até o...

LAURO MÜLLER | Lança Centro de Testagem Itinerante para Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde do Governo de Lauro Müller inicia a partir da próxima segunda-feira (28) mais uma campanha de combate e enfrentamento...

CONVITE | Prefeitura de Orleans convida para “AUDIÊNCIA PÚBLICA”

A Prefeitura Municipal de Orleans, CONVIDA para participar da Audiência Pública Virtual de Avaliação e Cumprimento das Metas Fiscais do Segundo Quadrimestre de 2020...

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo...