Outubro rosa: mulheres não podem deixar de realizar os exames de prevenção mesmo na pandemia

Joinville, outubro – De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, são mais de 59 mil casos por ano. Em Santa Catarina, a entidade estima 3.370 novos casos neste ano. Segundo Myrna Campagnoli, diretora médica do Ghanem Laboratório – que integra a Dasa, as mulheres não podem deixar de realizar os exames de prevenção do câncer de mama, mesmo na pandemia, principalmente para monitorar e porque em estágio inicial a paciente tem 95% de chances de cura. “Quanto mais precoce o tumor for detectado, maior a probabilidade de cura e, a depender da localização do nódulo, menos agressivo será o tratamento”, explica. “É importante reforçar que o exame não pode esperar, e mesmo na pandemia, pacientes com histórico familiar e mulheres acima dos 40 anos devem realizar os exames de prevenção anualmente.”, complementa.

O principal exame para a detecção do câncer de mama é a mamografia. Segundo levantamento do laboratório São Camilo de Maringá, neste ano as unidades contabilizarão uma diminuição de 40% de mamografias comparado com o ano passado. “A mamografia é um dos principais exames para monitorar a saúde da mama, pois consegue identificar nódulos ainda não palpáveis. Já as pacientes com histórico familiar devem começar antes a avaliação”, explica.

O câncer de mama geralmente é causado pela mutação de uma célula saudável, porém, também pode ser hereditário, passando de mãe para filha. “Cerca de 10% dos casos de câncer de mama são hereditários, por isso, quando há casos na família, existe a chance de apresentar a mutação, então é importante investigar”, afirma. Os principais exames genéticos que detectam a pré-disposição para o câncer de mama são o sequenciamento e o MLPA do BRCA1 e do BRCA2. “O BRCA 1 e 2 são genes de reparo, supressores de tumor e no sequenciamento nós avaliamos se eles apresentam alguma mutação. Caso sejam detectadas as alterações, significa que a pessoa tem pré-disposição para desenvolver a doença”, explica. Para complementar esses exames, também pode ser realizado o painel de câncer hereditário, que vai analisar outros genes, além dos dois citados.

Quando o exame mostra alta probabilidade para o câncer de mama, podem ser tomadas diversas medidas para diminuir os riscos de desenvolver a doença ou para tornar o diagnóstico o mais precoce possível.  A paciente passará por um acompanhamento contínuo com o mastologista, que pode ser a cada seis meses, respeitando as peculiaridades de cada caso. O médico também pode solicitar exames de prevenção ou, em alguns casos, a realização de uma cirurgia redutora de risco, como a mastectomia.

“Estamos vivendo tempos muito difíceis, apesar do relaxamento das medidas de isolamento social, a população ainda permanece com baixos índices de imunidade e vírus ainda está circulando. Por isso não podemos nos descuidar, mantendo as medidas de higiene e evitando aglomerações desnecessárias. Com toda precaução necessária, devemos manter as consultas de rotina e a realização dos exames para monitoramento da nossa saúde pois, outras doenças como o câncer de mama não deixaram de existir. O cuidado com a saúde requer que as pessoas mantenham as consultas médicas e os exames em dia”, finaliza Myrna.

SOBRE O GHANEM

O Ghanem Laboratório atua em Joinville e região oferecendo atendimento laboratorial personalizado aos seus pacientes. Para acolher com carinho e exclusividade mulheres e gestantes foi criado o Ghanem Mulher. Os exames realizados em crianças e seus responsáveis podem ser feitos no Ghanemzinho, que conta com uma unidade toda personalizada com a turma do Scooby-Doo. E o Laboratório Popular oportuniza preços diferenciados com a Qualidade Ghanem. O laboratório Ghanem integra a Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica e maior empresa do setor na América Latina, rede que processa 250 milhões de exames por ano, atendendo mais de 20 milhões de pessoas em todo o país, com um portfólio de mais 2.500 tipos diferentes de exames.

Outras informações:

bowler: Barbara Conti – barbara.conti@bowler.com.br

Juliana Annunciato – juliana.annunciato@bowler.com.br

www.bowler.com.br

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo lança iniciativa para simplificar regras trabalhistas

Com o objetivo de eliminar a burocracia no setor produtivo, o Governo Federal lançou o Descomplica Trabalhista. Por meio do programa, dois mil documentos...

Bashkir Curly: os cavalos ‘labradores’ cacheados que parecem seres de outro planeta

Conhecidos como Bashkir Curlies, American Bashkir Curlies e North American Curly Horses, os Curly Horses (cavalos cacheados), em tradução livre) são uma raça especial de equinos. Existentes em diversos...

Homem que jogou soda cáustica em ex-namorada é condenado a oito anos de prisão

Condenação foi por tentativa de feminicídio. Vítima sofreu ferimentos graves e ficou com sequelas. O Tribunal de Júri da Comarca de Indaial condenou, na quinta-feira...

Polícia Civil cumpre prisão preventiva de advogada suspeita de integrar organização criminosa

A Polícia Civil cumpriu a prisão preventiva expedida pela Justiça contra uma advogada suspeita de integrar uma facção criminosa em Santa Catarina e de...