A outra ponta do arco-íris fica no golfo pérsico, ao sul do Irã – mais precisamente na ilha Hormuz, onde as areias multicoloridas trouxeram ao incrível cenário praieiro local o apelido inevitável: Hormuz também é conhecida como a “Ilha Arco-Íris”, e por isso o local se tornou atração turística. Foi inspirado em tal cenário natural que o escritório ZAV de arquitetura criou a série de construções em cúpula chamada Presence in Hormuz (Presença em Hormuz, em tradução livre): a ideia é reunir na beira da praia espaços culturais, acomodações, casas, igrejas, cafés, e mais – tudo em um complexo tão multicolorido quanto as areias locais.
E não por acaso as construções parecem de fato castelos de areia, em tons de verde, amarelo, azul e vermelho – e a ideia é que o local seja não só uma atração, mas uma verdadeira mudança econômica para a região.
“Os moradores dessa linda, turística e estratégica ilha estão sofrendo economicamente, numa região cheia de atividades ilegais e tráfico marítimo”, comentou um dos arquitetos. A ideia, portanto, é revigorar a economia local através da novidade.
A construção foi realizada utilizando uma técnica chamada “SuperAdobe”, desenvolvida pelo arquiteto iraniano Nader Khalili. A técnica consiste no empilhamento de sacos de areia amarrados, e depois fixados com estabilizadores como cimento ou asfalto.
Vitor Paiva : Redação Hypeness
© fotos: divulgação