ORLEANS | Secretaria da Saúde atualiza informações sobre a pandemia covid-19

Na tarde da última quinta-feira (09/07) aconteceu no auditório do Centro Administrativo um encontro com lideranças, supervisores empresariais, comerciantes, gestor público e a imprensa local para debater o atual cenário da pandemia (COVID-19) quem vem crescendo o índice de infectados em Orleans.

Diante do presente panorama que o município está atravessando, o secretário da Saúde, convidou representantes de diversos seguimentos comerciais e empresariais para atualizar as informações e esclarecer questionamentos sobre os testes rápidos que estão sendo realizados e o período de isolamento que o funcionário deve cumprir.

Vale destacar que desde o início da pandemia registrada no mês de março, o município já soma 111 casos positivos e 23 casos positivos ativos.

No primeiro momento, o secretário enfatizou a grande demanda de infectados que testaram positivo e que não estão cumprindo o isolamento corretamente.

Em seguida, salientou que a Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Vigilância Epidemiológica está seguindo atentamente o protocolo de recomendação do Ministério da Saúde sobre os cuidados de higiene pessoal, orientando as pessoas a cumprirem o distanciamento, dos estabelecimentos comerciais tais como bares, pumb’s, restaurantes, lanchonetes e afins seguirem rigorosamente os horários estipulados.

Outra dúvida manifestada pelos presentes foi em relação a quantidade de dias que a pessoa ou o seu familiar deve permanecer isolado. De acordo com a médica do centro de triagem, o funcionário que apresentar sintomas de Covid-19 será atendido pelos profissionais de saúde e em seguida será emitido atestado de sete dias para que o funcionário cumprirá o isolamento.

Ademais, caso algum familiar seja diagnosticado com sintomas de coronavírus, o funcionário também será afastado do trabalho mediante atestado médico e cumprirá o isolamento social por 14 dias.

Durante o encontro o técnico de enfermagem da Saúde da Família, reforçou os cuidados que a população deva ter com a saúde, o uso comumente do álcool em gel, da máscara,bem como evitar aglomerações conforme as novas medidas previstas no Decreto Municipal nº 4.834 de 01 de julho de 2020.

Edivaldo Lubavem: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Orleans – SC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LAGUNA | Registrou quatro novos casos de Covid ontem

O setor epidemiológico da prefeitura de Laguna informou ontem domingo, 27, mais quatro novos casos de contaminação pelo novo coronavírus na cidade. Não tivemos...

CBF e clubes mantêm proibição de torcedores em jogos do Brasileirão

Os torcedores de futebol deverão permanecer fora dos estádios durante os próximos jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Em decisão anunciada na tarde deste sábado (26),...

Briga por cocô de cachorro acaba em morte em Blumenau

Uma discussão antiga entre vizinhos acabou em morte na tarde deste sábado (26), no bairro Velha Grande, em Blumenau. Segundo a Polícia Militar, o...

A mandioca, gostosa e versátil, faz bem à saúde e foi até o ‘alimento do século’

A mandioca acaba de ser promovida de “alimento dos pobres” para “alimento do século 21”. Quem afirma é a Organização das Nações Unidas para...