Orleanense eleito conselheiro do consulado geral da Itália de Curitiba

“Aconteceu durante o mês de outubro as eleições para os novos conselheiros dos sete Comites – ‘Comitati degli Italiani all’Estero’ que operam no Brasil”.

Participaram neste importante evento eleitoral os cidadãos que possuem cidadania italiana reconhecida com os requisitos legais para o eleitorado ativo, residentes e inscritos no AIRE no distrito consular há pelo menos 6 meses (em relação à data das eleições). O voto foi realizado por correio, mas – ao contrário das eleições políticas e referendos – o envelope eleitoral foi enviado SOMENTE aos eleitores que solicitaram expressamente a inscrição na lista eleitoral, pelo menos trinta dias antes da data estabelecida para a votação.

O Orleanense Alexandro Veronesi concorreu pela lista ITALIANITÀ IN MOVIMENTO, que é um movimento apartidário de cidadãos italianos residentes no Brasil, cujo objetivo central é representar os interesses e defender os valores da comunidade italiana. Á lista ITALIANITÀ IN MOVIMENTO lançou candidatos em todos os consulados italianos do Brasil. Graduado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em Marketing e atualmente presidente da Associação Veneta de Orleans e Região, entidade que atua na promoção da cultura e da língua italiana promovendo encontros de cultura, eventos gastronômicos e musicais e escolas de língua italiana.

Também é historiador e estudioso da história da imigração italiana, promovendo eventos de cultura e exposições fotográficas. Conselheiro municipal de cultura e turismo da cidade de Orleans (SC). Participou da fundação de entidade italianas em Santa Catarina e também trabalhou como produtor de projetos de cinema. Profundamente envolvido com a comunidade italiana de Santa Catarina, estudando e pesquisando a história da imigração, desenvolvendo projetos de cultura como exposições, eventos gastronômicos, cinema, gravação de CDs, pesquisas genealógicas, auxilio na escrita de livros, participação de encontros culturais e debates.

As articulações agora já giram em torno dos nomes a serem convidados na condição de “cooptados” e, principalmente, da eleição dos três conselheiros que representarão o Brasil no CGIE – ‘Consiglio Generale degli Italiani all’Estero’.

Os resultados oficiais ainda não foram proclamados, o que deverá acontecer nos próximos dias, quando também começam a acontecer as primeiras reuniões com os novos conselheiros. COMITES é uma entidade oficial, dos consulados italianos, que representa o cidadão italiano no exterior nas relações com as representações diplomático-consulares. Cada circunscrição consular possui um COMITES. No Brasil, existem sete circunscrições: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Atualmente com o aumento do número de cidadãos italianos no exterior, a circunscrição consular de Curitiba (formado pelos estados de Santa Catarina e Paraná), será composto por 12 membros eleitos por voto direto via correio e permanecem no cargo por cinco anos, não recebendo remuneração.

Redação: Assessoria de Alexandro Veronesi

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS