Operação Acolhida recebeu 1,3 mil venezuelanos no país em agosto

A Operação Acolhida segue em funcionamento no país, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. Só em agosto, 1,3 mil venezuelanos participaram do processo de interiorização. Segundo informações do Ministério da Cidadania, a ação beneficiou no período cerca de 42 migrantes e refugiados por dia.

Um balanço da pasta mostra que, desde o início de 2020, mais de 13,9 mil estrangeiros foram contemplados. Os investimentos do governo federal neste ano já somam quase R$ 631 milhões.

E desde que a Operação Acolhida começou, em abril de 2018, até o mês passado, 41.146 venezuelanos tiveram a chance de buscar melhores condições de vida em mais de 608 cidades brasileiras.

Manaus foi a que recebeu mais venezuelanos (cerca de 4,7 mil); seguida por São Paulo (mais de 2,6 mil) e em terceiro lugar, Curitiba (2,5 mil).

O Ministério da Cidadania avalia que os números revelam o sucesso das ações, e que a iniciativa servirá de modelo para outros países.

A Operação Acolhida conta com nove casas de passagem espalhadas pelo país, que são gerenciadas pela sociedade civil. Elas servem de abrigo temporário entre o embarque em Boa Vista (RR), ou Manaus (AM) e o local de destino final.

Conforme o levantamento do Ministério da Cidadania, 58% dos migrantes e refugiados interiorizados buscam reunificação social; 29% pedem abrigo; e 9% desejam reunificação familiar.

Já foram emitidos 89 mil Carteiras de Trabalho, 251 mil CPFs e 38 mil concessões de refúgio.

A Operação Acolhida oferece assistência emergencial aos migrantes e refugiados que entram pela fronteira com Roraima; e é composta por 11 ministérios, com apoio de agências da ONU e de mais de 100 entidades da sociedade civil.

Com informações da Agência Brasil/Notícias Ao Minuto Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Meu CPF simplifica serviços on-line junto a Receita Federal

Visando o aumento significativo na demanda por atendimento para obter serviços relacionados ao CPF nas unidades físicas, a Receita Federal lançou no site uma...

PM em Blumenau conta com dois novos integrantes

A partir de novembro, o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) contou com novos reforços na Companhia de Patrulhamento Tático (CPT), em Blumenau. Os dois...

Polícia Civil prende suspeito de latrocínio de idosa de 91 anos

A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de latrocínio (roubo seguido de morte) de uma idosa de 91 anos em Papanduva. A ação é da...

Galinhas substituem agrotóxicos em ação contra veneno na agricultura

A presença de insetos é uma frequente preocupação para agricultores. Os animais são capazes de prejudicar plantações e, para evitá-los, é comum que fazendeiros...