InícioNotíciasObra de arte chama atenção de motoristas no trânsito de Criciúma

Obra de arte chama atenção de motoristas no trânsito de Criciúma

Quem entra ou sai de Criciúma pela Rodovia Jorge Lacerda, no bairro Sangão, se depara com o Pontilhão sendo pintado. A obra de arte chama atenção dos motoristas que passam pelo local. Além de deixar a cidade mais bonita, a arte tem como principal objetivo contar a história da cidade, que foi erguida com a extração do carvão mineral, o ouro negro.

Para quem entra em Criciúma, já pode ver uma pintura em cada lado da estrutura do Pontilhão. À direita foi desenhado um mineiro trabalhando. A imagem retrata como o trabalho dos profissionais é realizada atualmente. Já ao lado esquerdo, a imagem de uma mulher, representando as escolhedeiras de carvão. A pintura mostra como o trabalho antigamente era árduo, feito manualmente.

Já quem sai de Criciúma, sentido BR-101, observa até o momento a pintura de um trem. Mas a obra, que está sendo realizada pelo artista Norberto Zeferino, ainda não foi concluída. O outro lado, que ainda está somente na cor do concreto, ganhará o desenho de uma Maria Fumaça, representando as locomotivas de antigamente.

A ideia faz parte de um projeto realizado pela Fundação Cultura de Criciúma (FCC). Além daquele local, outros viadutos, escadarias e fachadas da cidade ganharão um colorido. “A ideia é começar a pintura nesses espaços. Além de embelezar, pois as vezes o local está sujo, com pó, colocar uma cor, principalmente no Sangão, que sofreu com as enchentes. É um projeto experimental para tornar a vista mais alegre”, explicou o presidente da FCC, Zalmir Casagrande.

Pintura de trem – Foto: Caroline Sartori/Portal Litoral Sul

Abaixo do Pontilhão, as colunas também receberão um colorido especial. O trabalho começou a ser realizado, desde o projeto, há pelo menos dois meses e deve levar mais 30 dias para ser finalizado. “Todas as cores e desenhos foram pensados para trazer não somente um colorido, mas uma história para a cidade, que foi construída através do carvão”, contou o artista.

Como aquele ponto alaga quando chove muito em Criciúma, devido ao Rio Sangão que fica nas proximidades, o local está sendo impermeabilizado. A intenção é preservar a pintura por mais tempo, protegendo contra as ações do tempo, e também não danificando com as inundações.

FTC

Fonte: Portal Litoral Sul

Foto: Caroline Sartori/Portal Litoral Sul