O Dia Mundial da Saúde Ocular alerta sobre os cuidados com a visão

No próximo dia 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular que tem como meta promover a saúde dos olhos e sensibilizar para outras doenças, como a pressão arterial e a diabetes, que em casos extremos, podem causar a cegueira.

A data foi instituída para alertar as pessoas sobre os benefícios de práticas preventivas de erradicação e controle das diversas causas de cegueira no mundo, como por exemplo, o diagnóstico precoce e o acompanhamento regular de doenças crônicas. Para se ter uma idéia, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 60% a 80% dos casos de cegueira no mundo podem ser evitados se diagnosticados e tratados no tempo adequado.

A Dra Marcia Godoy, médica oftalmologista especialista da Auge Oftalmologia, destaca o papel da retina na visão, que se caracteriza por uma fina camada de células nervosas que reveste a parte mais interna do olho, e que recebe o estímulo luminoso que será transmitido pelo nervo óptico ao cérebro. “O nervo óptico leva estas informações para o cérebro que, após seu processamento, transforma no que chamamos de visão. A retina não pode ser transplantada ou trocada, por isso, qualquer dano pode ser irreversível”, destaca a oftalmologista retinóloga.

Em grande maioria, as doenças da retina são consideradas graves e se elas não forem tratadas de imediato, podem resultar na cegueira parcial ou total e irreversível. Doenças como o diabetes e a hipertensão arterial podem causar danos à retina e desencadear na perda da visão. “Pacientes diabéticos e com hipertensão necessitam de acompanhamento constante para avaliação do quadro clínico”, acrescenta a Dra. Marcia Godoy.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a retinopatia diabética (RD) é a principal causa de cegueira em pessoas com idade entre 20 e 74 anos, contudo, se comparada a outras enfermidades como o astigmatismo, a miopia ou ainda a catarata, é uma doença menos conhecida, principalmente entre a população que não sofre com a diabetes.

A prevenção precisa continuar. Os cuidados com sua saúde ocular não podem parar.

Corpo Clínico

DRA. KEILA CRISTINA PRADO – Oftalmologista, responsável técnica e pelo departamento do Glaucoma da Auge Oftalmologia. Formada em Medicina pela Universidade de Brasília. Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Membro da Sociedade Brasileira de Glaucoma.

Colaboração para o Olhar do Sul: Graciliano Cândido Jornalista

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Estado cria projeto de apoio à recuperação da infraestrutura rural e pesqueira

Os produtores rurais e pescadores de Santa Catarina contarão com o apoio do Governo do Estado para recuperação de infraestruturas danificadas após a passagem...

Braço do Norte vai disponibilizar Cloroquina e Ivermectina

Braço do Norte anunciou, através de uma live, um novo protocolo de manejo de pacientes sintomáticos para coronavírus e com síndrome gripal. Com isto,...

Quatro detentos arrombam cela e fogem do Presídio Regional de Tubarão

Na madrugada deste sábado, 11, quatro detentos fugiram do Presídio Regional de Tubarão, localizado no bairro Bom Pastor. Eles estavam em uma cela separada,...

‘Lua dos Cervos’ e eclipse retratados em fotos espetaculares

Na última semana, aconteceram dois fenômenos astronômicos muito legais: a ‘Lua dos Cervos’ e o eclipse penumbral do nosso satélite. Mas calma, a gente te explica o que...