Novas liberações serão anunciadas amanhã sábado 11

No sábado às 12h, o governo de Santa Catarina deve anunciar a retomada de novas atividades no Estado. A flexibilização está prevista para acontecer na segunda-feira. Dentre as liberações mais aguardadas está a reabertura do comércio. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés durante coletiva na quinta-feira.

Em sua fala, o governador ainda afirmou que vai acompanhar os números para que possa fazer as novas alterações de circulação de pessoas. “A cada dez minutos no Brasil morre uma pessoa. Vejam a importância de manter o afastamento. Esse número deve ficar mais desfavorável. Por isso, é importante a consciência para evitar aglomerações. Quem puder trabalhar de casa e seguir em casa, que faça”, orienta Moisés.

Moisés voltou a pedir que as pessoas fiquem em casa. “Liberar determinada atividade não significa que o governo está incentivando você a ir nesses locais. Se você pode, fique em casa”, diz o governador, e afirmou ainda que a sociedade, quando sair de casa, deve procurar ir a estabelecimentos que seguem as regras sanitárias. “E que também denuncie os locais que quebrem essas normas”, pede.

Na terça-feira, Moisés já havia anunciado que poderia acontecer a flexibilização das atividades no dia 13, quando se muda o perfil do isolamento social. Ou seja, pelas regras estipuladas, estados e cidades com mais de 50% da capacidade de atendimento médico disponível podem passar do Distanciamento Social Ampliado para uma transição ao Distanciamento Social Seletivo.

Isso significa que o Estado adotaria medidas para que apenas alguns grupos fiquem isolados. Os demais, ou seja, pessoas com menos de 60 anos e sem condições que elevam o risco de casos graves, poderão circular livremente. Transporte público, missas, cultos e grandes reuniões não devem ser liberados.

Uso de máscaras será obrigatório

Ao lado do governador, o secretário de Saúde, Helton Zeferino, afirmou que duas novas portarias foram publicadas na quinta-feira. Uma delas define que a partir da data citada os trabalhadores de todas as atividades que já foram ordenadas são obrigados a usar máscaras de tecidos para proteção ao realizarem os serviços.

O número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina, divulgado na quinta-feira, aumentou em quase 40%. Foram 693 pacientes positivados para a doença, 192 a mais em relação ao dia anterior. Um novo óbito também foi registrado no Estado. A vítima é uma mulher de 49 anos, que residia em Massaranduba.

Entre as pessoas que tiveram diagnóstico positivo para a doença, 318 são homens e 375 são mulheres. As cinco cidades com a quantidade mais alta de pacientes infectados são Florianópolis, com 166 casos; seguida de Blumenau, com 59; Joinville, com 49; Criciúma, com 37; e Itajaí, com 34.
O salto no número de pessoas infectadas, segundo o governador Carlos Moisés, ocorreu por dois motivos: porque exames que aguardavam resultados foram concluídos após a chegada dos novos testes, e também porque novas pessoas contraíram a doença na última semana. “Estimamos que na primeira quinzena de maio deve ocorrer o pico em todo o Brasil, e não é diferente com Santa Catarina. O que fazemos agora é trabalhar a consciência das pessoas. A crise ainda não chegou”, fala o governador.

Fonte DS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Maratona de inovação trouxe inúmeras soluções para combater a violência doméstica

“Essa maratona mudou a minha vida!” – é assim que diversos participantes definiram o 1º Inovathon de Combate à Violência Doméstica no Brasil. Foram...

Dez mil voluntários serão testados contra a Covid-19 em nova fase

A vacina para combater a Covid-19 que possui os testes mais avançados no mundo, segundo o Ministério da Saúde, é a Oxford-Astrazeneca, que também...

Boletim Covid-19 do hospital São Donato de Içara

O Hospital São Donato tem 10 leitos ocupados para tratamento de coronavírus ou suspeita: LEITOS OCUPADOS NA UTI: 5 - CASOS CONFIRMADOS (5) - CASOS SUSPEITOS (0) LEITOS OCUPADOS NA CLÍNICA:...

TST aprova reajuste e determina o fim da greve dos Correios

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu nesta segunda-feira, 21, que os funcionários dos Correios devem receber um reajuste de 2,6% e retomar as atividades a partir desta...