Nova Zelândia vai banir cigarro para ‘garantir que os jovens nunca comecem a fumar’

Nova Zelândia quer se transformar em um país livre do cigarro até 2025. O projeto Smokefree 2025 (“Livre do cigarro 2025”, em tradução livre) é uma política do Partido Trabalhista, que governa atualmente a nação. A ideia é banir o tabaco do alcance da próxima geração, de forma que os jovens que têm hoje 14 anos ou menos nunca sejam autorizados legalmente a comprar um cigarro

Queremos garantir que os jovens nunca comecem a fumar, então consideraremos um crime vender ou fornecer produtos de tabaco fumado para novos grupos de jovens. Quando a lei entrar em vigor, pessoas de 14 quando a lei começar a vigorar nunca poderão comprar tabaco legalmente“, afirmou a Ayesha Verrall, ministra da saúde do país.

A lei prevê que a redução de idade avance a cada ano. Outras medidas implementadas pelo governo neozelandês incluem diminuir a quantidade legal de nicotina nos produtos de tabaco e também a diminuição no número de lojas autorizadas a venderem cigarros.

No últimos anos, o número de fumantes na Nova Zelândia diminuiu bastante. O percentual de pessoas que consomem cigarros foi de 18%, em 2008, para 11,6% dez anos depois. No entanto, o percentual é especialmente maior entre povos nativos, como o Maori (29%)

Apesar da intenção de diminuir os riscos à saúde associados ao tabagismo, alguns críticos da lei argumentam que reduzir o nível de nicotina nos cigarros pode afetar e muito especialmente a população de baixa renda. Isso porque eles terão que comprar mais cigarros para consumir a mesma dose de nicotina que seus organismos estão acostumados.

Vista para a cidade de Auckland, a mais importante ao norte da Nova Zelândia.

No entanto, Verrall contra argumenta que os níveis de nicotina estabelecidos pela nova legislação foram determinados de acordo com pesquisas científicas que teriam calculado a quantidade ideal para ajudar pessoas a pararem de fumar.

A previsão da lei foi comemorada por especialistas em saúde pública. “A Nova Zelândia mais uma vez lidera o mundo – desta vez com um plano de implementação de 2025 sem fumo de última geração – é verdadeiramente uma virada de jogo”, disse a dra. Natalie Walker, diretora do Centro de Pesquisa de Dependência da Universidade de Auckland.

O governo local reconhece que a nova legislação pode aumentar o índice de contrabando de produtos de tabaco para a Nova Zelândia, mas espera aplicar medidas rígidas de controle e repressão. A previsão é que a lei entre em vigor ainda em 2022.

Redação Hypeness

Fotos:Unsplash / Getty Images Getty Images

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS