Música, gastronomia e experiências exclusivas marcam próximo final de semana da Vindima Goethe 2021

No mundo do vinho, a cada safra criações são aperfeiçoadas como verdadeiras obras de arte para serem admiradas e apreciadas. Por isso, história, cultura, arte e vinhos são elementos entrelaçados e evidenciados na 13ª Vindima Goethe, celebração anual da colheita da uva que ocorre até o dia 24 de janeiro na cidade de Urussanga, com cerca de 20 mil habitantes e localizada no Sul de Santa Catarina, integrante da região com Indicação de Procedência denominada Vales da Uva Goethe.

Na edição deste ano, uma das novidades será a I Mostra de Música Erudita, com transmissão ao vivo pelo YouTube. De forma totalmente online, dois concertos irão reunir o estilo aconchegante do Quinteto Persch e a sonoridade da soprano Kalinka Damiani, que se apresenta em duo com o pianista Rodolfo Wulfhorst. O projeto foi contemplado pelo Edital de Incentivo à Cultura Local, da Lei Aldir Blanc – Urussanga, com produção executiva de Vanessa Lopes.

A apresentação, que unirá música erudita instrumental e vocal em busca de um desenvolvimento artístico e cultural na região, acontecerá neste sábado, dia 16, a partir das 20 horas. A transmissão ao vivo será através do canal da Associação ProGoethe no YouTube, especificamente neste link: https://youtu.be/1ZuIQ_eOgSw

A programação da 13ª Vindima Goethe também inclui atividades em meio à natureza e nos empreendimentos turísticos. Ações como visitas às vinícolas e experiências ligadas ao enoturismo, como colheita e pisa das uvas, degustações harmonizadas e visitas guiadas, seguem os cuidados e protocolos sanitários devido à pandemia. A recomendação aos turistas é realizar o agendamento mediante reserva.

Além desses atrativos, os visitantes podem desfrutar dos potenciais da gastronomia local. Dos sabores especiais peculiares a pratos contemporâneos, um circuito proposto por empreendimentos apresenta pratos exclusivos para o período, bem como os clássicos mais pedidos harmonizados com vinhos brancos, frisantes e espumantes feitos com a uva Goethe para encantar os consumidores.

Comidas típicas italianas com tradição familiar, tábuas de frios, opções de antepasto, pizzas artesanais, café colonial, drinques com espumante, entre outras possibilidades podem ser apreciadas pelos turistas em restaurantes, cafeterias, padarias, pub’s, lanchonetes e demais estabelecimentos participantes do circuito.

SAIBA MAIS

Os detalhes da programação e as novidades da 13ª Vindima Goethe podem ser conferidos pelas mídias redes sociais: @valesdauvagoethe. A 13ª Vindima Goethe é uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a iniciativa privada representada pela Governança de Turismo de Urussanga.

O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia típica local. As vinícolas associadas à ProGoethe são Casa Del Nonno, De Noni, Quarezemin, Trevisol e Vigna Mazon.

Texto: Eliana Maria Maccari – Jornalista MTB JP 04834SC

PROGRAMAÇÃO (mediante reservas antecipadas)

VIGNA MAZON (de 9 a 30/01)

Contato: (48) 3465-1500 | 99921-9616

Endereço: Rodovia Genésio Mazon, km 20,5 – bairro São Pedro – Urussanga/SC

Redes sociais: @vignamazonoficial

Segunda a sexta-feira

Colha e pague: experiência de colher uvas diretamente nos parreirais

Café da manhã sob o vinhedo: mesa com produtos especiais

Piquenique no parreiral: ambiente preparado sob a parreira com toalhas, almofadas e bandejas de comidas e bebidas

Sábados e domingos

Pacote Vindima: experiências de visitar os parreirais e realizar a colheita dos frutos, pisa das uvas, almoço típico italiano com buffet de entradas, pratos principais e sobremesas

Degustação orientada: percorrer o caminho feito pela uva até sua transformação em vinhos (vinhedos, processo produtivo, Vales da Uva Goethe), degustação de 4 a 6 rótulos de vinhos, frisante e espumantes, harmonizando com produtos típicos do terroir

Sunset: final de tarde em frente aos parreirais com boa música e comidas de boteco, tendo como destaque carnes nobres assadas na parrilla

CASA DEL NONNO – VITIVINÍCOLA URUSSANGA

Contato: (48) 3465-1693 | 99916-2204

Endereço: Rua Olivio Gealdini Mariot, 79 – Centro – Urussanga/SC

Redes sociais: @casadelnonno

Atendimento no varejo: degustação de vinhos (de 2ª a 6ª feira – 8h30min ao meio dia, 13h30min às 18h | Sábados: 8h30min ao meio dia e das 14h às 17h | Domingos: 9h ao meio dia)

Visitas guiadas: tour pela vinícola e degustação de 4 vinhos/espumantes acompanhada de petiscos, para grupos de no máximo 6 pessoas (de 2ª a 6ª feira – das 10h às 15h | Sábados: 14h30min)

Tasting: tour pela vinícola e experiência sensorial de harmonização com 4 vinhos/espumantes harmonizados com tipos de queijos (Sábados: 10h30min)

VINÍCOLA VINHOS TREVISOL 

Contato: (48) 3465-2813 | 99612-9936

Endereço: Estrada Geral Rio Caeté – Rua da Cantina (próxima a igreja da comunidade) – bairro Rio Caeté – Urussanga/SC

Redes sociais: @vinhostrevisol

Vino e Sapore: Degustação harmonizada que encanta o paladar com os sabores locais. Receitas tradicionais, passadas de geração em geração, além da seleção de frutas da estação buscam extrair o máximo de experiências e sensações. (De terça-feira a domingo: das 8h ao meio dia e das 13h às 17h)

VINÍCOLA DE NONI

Contato: (48) 3465-3744 | 99937-7502

Endereço: Rodovia Genésio Mazon, km 5 – bairro São Pedro – Urussanga/SC

Redes sociais: @denonivinhos

Da uva ao vinho (23/01): Acompanhe o esmagamento das uvas e o processo de fabricação do vinho. Aproveite e faça a experiência de resgate, vivenciada pelos antepassados, de esmagar as uvas com os próprios pés neste cenário localizado nos Vales da Uva Goethe.

Atendimento no varejo: Degustação de vinhos (Segunda-feira a sábado: 8h ao meio dia e das 13h às 18h | Domingos: 10h às 15h)

CIRCUITO GASTRONÔMICO

Segunda a segunda

Pub Hotel Urussanga: Harmonização de vinho Goethe com tábua de frios

Restaurante e Pousada Imigração (mediante reserva, das 14 às 17 horas): Degustação de vinhos coloniais, visita ao parreiral e casa histórica feita de pedra, bem como exposição e venda de produtos artesanais locais

Piatto D’Oro: Almoço com buffet à italiana com receitas de tradição familiar há 50 anos e jantar a la carte

Terça-feira a domingo

Stone Pub: Harmonização de vinho Goethe com hambúrgueres e tábua de frios à italiana, além de drinques feitos com espumante. Lançamento: Magnarin Grando

Espetinhos do Chefe: Mesas ao ar livre, opções de carnes e para vegetarianos. Lançamento: Caprese com molho pesto

Quarta-feira a domingo

Pizzeria Cappo Del Mondo: Ambiente característico italiano e menu de pizzas e massas artesanais. Lançamentos: antepasto Vignata e pizza La Feltre. Almoço especial “La cucina nostrana” dia 16 (mediante reserva).

Quinta-feira

Fatto Per Me Restaurante & Caffè: Almoço típico italiano

Sábados e domingos

Vigna Mazon: Harmonização de vinho Goethe com pastin, polenta brustolata, entre outros

Domingos

Fatto Per Me Restaurante & Caffè: Almoço típico italiano. Café colonial com variedade de produtos caseiros. Lançamento: Panino Benedetto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS