Museu estação de Pedras Grandes tem projeto aprovado no Edital Elisabete Anderle

O Museu Estação de Pedras Grandes foi classificado e teve projeto aprovado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2021, na categoria Patrimônio e Paisagem Cultural. O município vai receber da Fundação Catarinense de Cultura um recurso de R$ 20.000,00 para melhorar o local e preservar a história da imigração italiana no sul de Santa Catarina.

“Resgatando o papel da Colônia Azambuja 1877 e da Estrada de Ferro Tereza Cristina, Pedras Grandes mais uma vez é destaque estadual e chama a atenção na cultura. Agradecemos a importante contribuição dos professores Idemar Ghizzo e Valdirene Dorigon”, afirmou o prefeito Agnaldo Filippi.

O principal meio de fomento às artes e culturas de Santa Catarina distribuirá R$ 5,6 milhões a projetos de todas as regiões do Estado. Nesta edição, o Prêmio é dividido em três editais: Patrimônio e Paisagem Cultural, que subdivide-se nas categorias Patrimônio Material e da Paisagem Cultural, Patrimônio Imaterial, Museus e Bibliotecas Públicas; Artes Populares com as categorias Artes Circenses, Culturas Populares e Diversidades, Culturas Negras e Afro-Brasileiras e Culturas dos Povos Indígenas; e Artes com as categorias Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, Letras – Livro, Leitura e Literatura.

Os prêmios serão divididos entre as seis mesorregiões de Santa Catarina, assim, projetos de todas as regiões terão as mesmas oportunidades de serem contemplados.

O projeto apresentado por Pedras Grandes fala sobre a elaboração do plano museológico do museu municipal, que está localizado na estação ferroviária inaugurada no dia 1º de setembro de 1884, juntamente com Estrada de Ferro Donna Thereza Christina (EFDTC).

O espaço foi restaurado e transformado em Casa da Cultura na gestão do ex-prefeito Adelfo Filippi, que adquiriu o imóvel para o município em 1988.

Mantendo as características originais da antiga estação, com os trilhos, peças de locomotivas e o letreiro indicando o nome da cidade, o museu possui um rico acervo, com peças e documentos antigos, além de sediar a secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Fonte: Folha Regional

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS