Muro da Escola Manoel, em Penha, terá desenhos inspirados em frases criadas pelos alunos

A Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, em Penha, está de cara nova. A pintura da fachada foi finalizada no início de março, e no próximo dia 5 de abril a instituição vai lançar um concurso cultural de frases que serão inspiração para os desenhos que serão pintados no muro em frente à instituição de ensino. Este muro que há anos abriga uma pintura feita por um artista plástico e que com o passar do tempo ficou desgastado nos próximos dias receberá uma base branca.

A proposta de fazer uma ação como o concurso cultural partiu da Vetter, construtora com empreendimentos em Penha e em Balneário Piçarras que adotou a pintura da fachada da escola – os colaboradores da empresa, inclusive, se voluntariaram a pintar a base do muro. “A iniciativa de propor um concurso cultural surgiu da preocupação da empresa em valorizar a arte e a cultura local, por isso não fazia sentido apenas apagar a arte que já existia no muro. Felizmente, a ideia cresceu e se tornou um grande projeto multidisciplinar que envolverá todos os estudantes”, considera James Ramos, diretor Administrativo da Vetter.

“Queremos fazer com que os nossos alunos participem deste momento de alguma maneira e que se sintam parte da escola. Tenho certeza de que todos vão adorar a proposta do concurso cultural”, conta Vanessa Matte Mallmann, professora e artista plástica. Segundo ela, os alunos terão 10 dias para criarem as frases e escolherem quais delas serão transferidos para o muro. A pintura deve levar cerca de 30 dias.

Pintura da escola iniciou em janeiro

A pintura na Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis iniciou no dia 18 de janeiro, com a lavação da fachada. O local tem 2.900 metros quadrados, que comportam 17 salas de aulas, uma biblioteca, um laboratório de química, uma sala de artes, um ginásio de esportes, um refeitório e um auditório, que atendem a 60 colaboradores e 910 alunos nos períodos matutino, vespertino e noturno.

As obras são resultado de uma das ações sociais da Vetter, construtora com empreendimentos em Penha, Balneário Piçarras e em Blumenau, que tem como premissa desde a fundação da empresa, há 10 anos, contribuir para melhorar a qualidade de vida nas comunidades das cidades onde atua. “Nós acreditamos muito que pequenas ações podem transformar a realidade das pessoas. Por isso, dedicamos nosso trabalho também a conhecer as comunidades e a entender suas necessidades. A pintura dessa escola era uma reivindicação de anos da comunidade. Estamos muito felizes de poder fazer parte da vida da cidade”, considera James Ramos, diretor Administrativo da construtora.

Carolina Spricigo | Apoio Comunicação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS