Mundo | Venezuela testará vacinas russa e cubana, diz Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, garantiu neste domingo (6) que seu governo assinou “documentos de confidencialidade” para iniciar testes em pacientes venezuelanos com as vacinas anunciadas por Rússia e Cuba contra a covid-19.

“Nossa prioridade é a vacina. Com os russos, com os cubanos, com os chineses já assinamos os documentos de confidencialidade e a qualquer momento vamos anunciar o início dos testes das vacinas russa e cubana na Venezuela, em pacientes venezuelanos”, anunciou o mandatário em ato em Caracas.

A Venezuela disse ter a intenção de produzir a vacina russa e que cerca de 500 pessoas já se ofereceram para testá-la.

A Rússia, um dos principais aliados de Maduro, anunciou em 11 de agosto ser o primeiro país a aprovar uma vacina contra a covid-19, batizada de ‘Sputnik V’.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que aprovar uma vacina ‘candidata’ requer uma revisão rigorosa dos dados de segurança.

Durante a pandemia, a Venezuela, imersa na pior crise de sua história contemporânea, recebeu insumos médicos da Rússia, país com o qual mantém relações estreitas desde o governo do falecido Hugo Chávez (1999-2013).

Cuba, sua outra alidada, iniciou em 24 de agosto o período de testes clínicos em humanos de sua própria vacina contra a covid-19, batizada de ‘Soberana 01’ e cujos resultados devem ser publicados em fevereiro de 2021.

Desde a chegada do vírus em março na Venezuela, de 30 milhões de habitantes, registram-se 53.289 casos confirmados e 428 óbitos, de acordo com dados oficiais, questionados pela oposição e por organizações como a Human Rights Watch, que os consideram subestimados.

A pandemia encontrou a Venezuela com um precário sistema de saúde público, além de uma escassez de remédios, sintomas do colapso econômico que causou o êxodo de cerca de 5 milhões de migrantes desde final de 2015, de acordo com a ONU.

* AFP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite inicia em 5 de outubro

Começa no próximo dia 5 de outubro e se estende até o dia 30 a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças...

RIO AMÉRICA | Igreja recebe nova iluminação através da Coopercocal

Além de distribuir energia prezando pela qualidade e agilidade nos serviços prestados, a Coopercocal investe constantemente em serviços sociais. Neste mês de setembro, a...

Escola Barão do Rio Branco de Urussanga realizará “Drive Thru da Leitura”

Os alunos da Educação Fundamental da Escola Barão do Rio Branco, na cidade de Urussanga, poderão participar de uma atividade diferente, durante as aulas...

EVENTOS | Novas regras para diferentes setores

Após o governo confirmar que Santa Catarina não tem mais regiões em nível gravíssimo para a covid-19, novas regras foram criadas para as áreas...