Mundo | Vaticano diz que fala do papa Francisco sobre união gay foi tirada de contexto

O Vaticano declarou em comunicado que os comentários do papa Francisco sobre a união entre homossexuais foram tirados do contexto e não sinalizaram uma mudança na doutrina da Igreja sobre homossexuais ou apoio ao casamento do mesmo sexo. O documento foi enviado a embaixadores da Santa Sé em todo o mundo, na última semana e veio a público nesta 2ª feira (2.nov.2020).

De acordo com o comunicado, a fala de Francisco foi editada, dando a entender que ele apoiava a união entre homossexuais. O Vaticano afirma que o que ele quis dizer era que essas pessoas têm o direito de serem aceitos pelas respectivas famílias, como filhos e irmãos.

A polêmica fala do papa Francisco consta em 1 documentário lançado em Roma, no mês de outubro. No filme, que mostra vários aspectos da personalidade do papa, aparece 1 trecho em que ele defenderia a criação de leis para permitir a união civil entre homossexuais.

“As pessoas homossexuais têm direito de estar em uma família. Elas são filhas de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deverá ser descartado ou ser infeliz por isso (…) O que precisamos criar é uma lei de união civil. Dessa forma eles são legalmente contemplados. Eu defendi isso”, diz Francisco em trecho do filme.

O comunicado diz que 2 respostas separadas foram editadas para parecer apenas 1, deixando o contexto e as perguntas de fora do vídeo. A Santa Sé defende que o papa expressou ser contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, segundo a nota. A Igreja ensina que “tendências homossexuais” não são pecado, mas “atos homossexuais” são e que gays devem ser tratados com respeito.

A frase em que Francisco diz “é uma incongruência falar em casamento homossexual” teria sido cortada. “É evidente que o papa Francisco estava se referindo a certas medidas governamentais, não à doutrina da Igreja, reafirmada por ele diversas vezes ao longo dos anos“, diz a nota.

Reportagem: Poder 360

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Monitoramento registra morte de oito tartarugas em um único dia

Equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) registraram na manhã desta terça-feira, 24, oito óbitos de tartarugas no trecho percorrido...

19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Até o dia 28 de novembro acontece a 19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (SC). O evento conta com o patrocínio da Statkraft Brasil. Os filmes serão...

MUNDO | Emergência climática revela cadáveres ‘enterrados’ em geleiras

O aquecimento global tem dado sinais um tanto macabros de sua ação na natureza. As temperaturas mais altas têm revelado nas geleiras da Suíça...

Povos indígenas poderão ser incluídos na rede socioassistencial do Brasil

As famílias de povos indígenas foram inclusas, pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), nos serviços e benefícios ofertados pela rede socioassistencial. A inclusão...