MUNDO | Sagrada Família reabre em Barcelona e faz homenagem a profissionais de saúde

A Basílica da Sagrada Família em Barcelona reabriu suas portas neste sábado(04), depois de mais de três meses fechada devido à pandemia de coronavírus, celebrando os profissionais de saúde.

Esta primeira fase de reabertura do “templo” modernista – uma das construções mais visitadas da Espanha – presta “homenagem” a todos aqueles que se mobilizaram contra a epidemia na segunda cidade da Espanha.

Auxiliares de enfermagem, enfermeiras, médicos, farmacêuticos, entre outros, circularam mascarados no local declarado Patrimônio da Humanidade.

Matilde Fuentes, médica de 49 anos, se emocionou. “Passamos momentos muito difíceis, tentamos estar lá toda vez que precisávamos e agora que eles nos agradecem, isso arrepia.”

A Espanha é um dos países mais afetados pela pandemia, com pelo menos 28.385 mortes.

A extraordinária basílica, criada no século 19 pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, e ainda em construção, foi aberta especialmente para “o pessoal de saúde dos principais hospitais da cidade, agentes que garantiram a segurança da cidade, funcionários de entidades sociais, ONGs e organizações empresariais e comerciais “, de acordo com um comunicado da Sagrada Família.

“A terceira fase abrirá as portas para o turismo local e internacional, mas a data será anunciada quando houver dados sobre a desescalada, possibilidades de deslocamento na Espanha e as facilidades para viajar para Barcelona de outros países” , acrescentou.

“Em menos de 5 horas, os 37.750 ingressos disponíveis no site da Sagrada Família para os meses de julho e agosto se esgotaram”, afirmou o comunicado.

Fonte: lbx/sg/mab/eg/jc (msn)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministro da Saúde diz a senadores que pode avaliar mudanças em portaria sobre aborto legal

BRASÍLIA - O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que vai avaliar sugestões de mudanças na portaria que obriga médicos a notificarem a polícia ao atenderem vítimas...

Para evitar aglomeração, 16ª Caminhada do Coração será realizada de forma especial

"Entre os dias 21 e 28 de setembro, o Hospital Cardiológico Costantini convida a população a caminhar, seguindo as recomendações de distanciamento social das...

Santa Catarina | Recicla mais de 45 mil toneladas de resíduos de peixes ao ano

A indústria da pesca representa uma importante parcela da economia catarinense. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e...

Desenvolvimento de pesquisas sobre mercúrio são tema central de projeto entre Satc e Copel

Pesquisadores da Satc e da Copel Geração e Transmissão, subsidiária da Companhia Paranaense de Energia, estão iniciando os estudos para avaliar as emissões de...