MUNDO | Rússia registra segunda vacina contra o coronavírus e bate novo recorde de casos

A Rússia registrou sua segunda vacina contra o coronavírus, uma etapa que no país precede a fase final de testes clínicos, anunciou ontem quarta-feira (14) o presidente Vladimir Putin, enquanto o número de infecções diárias bateu um novo recorde.

O laboratório Vektor, na Sibéria, “registrou hoje a segunda vacina contra o coronavírus, chamada EpiVacCorona”, disse Putin em uma reunião ministerial por videoconferência.

A vacina tem um “nível de segurança suficientemente alto”, declarou a vice-primeira-ministra russa responsável pela saúde, Tatiana Golikova, nesta reunião.

A vacina irá agora para a fase final de testes, que envolverá 40.000 voluntários, acrescentou.

O laboratório Vektor, localizado na região de Novosibirsk, conduziu pesquisas secretas sobre armas biológicas durante o período soviético e contém amostras de vários vírus, desde a varíola até o ebola.

A Rússia registrou em agosto sua primeira vacina contra o coronavírus, desenvolvida pelo centro de pesquisas Gamaleia junto ao ministério da Defesa.

A primeira vacina russa contra o coronavírus, a Sputnik V, em referência ao satélite soviético, foi vista com ceticismo no mundo, principalmente porque não havia chegado à fase final dos testes no momento de seu anúncio com grande pompa pelas autoridades.

No entanto, grande parte da elite política russa afirma que foi vacinada com a Sputnik V, e Vladimir Putin citou o exemplo de uma de suas filhas.

O governo espera distribuí-la em massa no país antes do final do ano.

A Rússia experimenta um grande ressurgimento da epidemia nas últimas semanas, com 14.231 novos casos em 24 horas anunciados nesta quarta-feira, um recorde desde o início da crise.

Na terça-feira, o país registrou um número recorde de mortos, de 244, em 24 horas.

acl/apo/rco/mr/mab/pc/mr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LOTÉRICA ORLEANS INFORMA: Mega-Sena acumula e segundo sorteio da Mega da sorte pode pagar r$ 32 milhões hoje quinta (22/10)

O segundo sorteio da Mega-Semana da Sorte poderá pagar R$ 32 milhões hoje quinta-feira (22/10) para quem acertar as seis dezenas do concurso 2.311...

Cinema | Tom Cruise é flagrado em filmagens de Missão: Impossível em Veneza

O astro Tom Cruise voltou a ser flagrado por fãs e paparazzi filmando cenas de ação da franquia “Missão: Impossível” na Itália. Os novos...

‘Para nós, pouco importa de onde vem a vacina’, diz presidente da Anvisa

O diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antônio Barra, disse nesta 4ª feira (21.out.2020) que a agência reguladora se manterá “fora da discussão política” e...

Papa do ‘fim do mundo’ volta a desafiar tradição da Igreja

BRASÍLIA - O apoio do Papa Francisco às leis para a união civil entre pessoas do mesmo sexo, divulgado nesta quarta-feira, 21, num documentário exibido no Festival...