MUNDO | Resultados iniciais da vacina de Oxford são ‘promissores’

(ANSA) – Os primeiros resultados clínicos da vacina contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) produzida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, foram “extremamente promissores” e podem fornecer uma “dupla proteção” contra o vírus, revela a mídia britânica nesta quinta-feira (16).

Os resultados completos da primeira fase de testes serão divulgados na próxima segunda-feira (20) na revista científica “The Lancet”. A vacina candidata é uma das 20 que estão em desenvolvimento e uma das mais avançadas no mundo, já sendo testada na chamada “fase 3”.

Batizada de ChAdOx1 nCoV-19, ela está sendo testada também no Brasil, pois o país tem ainda uma alta taxa de transmissão da doença, e a farmacêutica AstraZeneca – que será quem produzirá e distribuirá a vacina – anunciou que está produzindo a medicação mesmo sem a finalização dos testes.

Segundo a mídia britânica, os resultados foram positivos porque conseguiram estimular a resposta imunológica ao Sars-CoV-2 já nos primeiros voluntários, que tomaram doses da vacina em abril.

Recentemente, o ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, afirmou que a vacina deve estar disponível para distribuição em massa em 2021.

As informações sobre a ChAdOx1 nCoV-19 são divulgadas um dia depois de outra candidata, a mRNA-1273, desenvolvida pela empresa norte-americana Moderna e pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID), apresentar resultados positivos na segunda fase.

Tanto a vacina da Oxford como a da Moderna estão na fase mais avançada dos testes clínicos, assim como as chinesas CoronaVac (feita pela Sinovac Biotech e que também está sendo testada no Brasi), e Ad5-nCoV (que está sendo testada em militares chineses e tem produção da CanSino e da Academia de Ciências Militares do país) e uma vacina anunciada pela Rússia (criada pela Universidade de Sechenov).

Fonte: (ANSA)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite inicia em 5 de outubro

Começa no próximo dia 5 de outubro e se estende até o dia 30 a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças...

RIO AMÉRICA | Igreja recebe nova iluminação através da Coopercocal

Além de distribuir energia prezando pela qualidade e agilidade nos serviços prestados, a Coopercocal investe constantemente em serviços sociais. Neste mês de setembro, a...

Escola Barão do Rio Branco de Urussanga realizará “Drive Thru da Leitura”

Os alunos da Educação Fundamental da Escola Barão do Rio Branco, na cidade de Urussanga, poderão participar de uma atividade diferente, durante as aulas...

EVENTOS | Novas regras para diferentes setores

Após o governo confirmar que Santa Catarina não tem mais regiões em nível gravíssimo para a covid-19, novas regras foram criadas para as áreas...