MUNDO | Putin promete 2ª vacina contra covid-19 em setembro

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou ontem quinta-feira (27) que seu país terá uma segunda vacina contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) já disponível no mês de setembro.

“Haverá outra vacina pronta em setembro. O medicamento está sendo desenvolvido pelo famoso Instituto Vektor de Novossibirsk [Sibéria]”, disse o mandatário em entrevista à emissora “Rossiya 24”.

Ao ser questionado se essa nova imunização competirá com a outra vacina desenvolvida no país, a Sputnik V, Putin afirmou que ambas “competirão entre si” e que tem certeza que essa “será tão eficaz quanto a primeira”.

A Rússia aprovou a primeira vacina anti-Covid no mundo em 11 de agosto, sem finalizar os testes clínicos ou publicar estudos em veículos científicos que comprovem a segurança e a eficácia do produto desenvolvido. Ela foi criada pelo Instituto Gamaleya de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia com o apoio dos ministérios da Saúde e da Defesa.

No entanto, pouco se sabe sobre a Sputnik V além das informações divulgadas de maneira política e não técnica. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que não tem esse medicamento cadastrado em sua base e que será preciso fazer uma “avaliação rigorosa” sobre os efeitos dela nas pessoas.

Na entrevista à emissora, Putin confirmou que uma de suas filhas é voluntária dos testes da Sputnik V. “Nós superamos os testes pré-clínicos e clínicos em animais e voluntários. Hoje está claro para nossos especialistas que essa vacina fornece imunidade sustentável, os anticorpos emergem, exatamente como aconteceu com minha filha, e é inofensivo. Graças a Deus, minha filha está bem”, disse.

Segundo explicou, ela se candidatou como voluntária porque “entra em contato com muitas pessoas” por conta de sua profissão e “é importante que ela se sinta segura para trabalhar normalmente”. Putin explicou que ela teve reações leves à vacina, com febre na primeira fase de vacinação e no início da segunda fase, 21 dias após a primeira aplicação. “Acabei de conversar com ela e me disse que está bem. Que está tudo bem”, acrescentou.

Com informações da Reuters

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crianças recebem computador por empréstimo para assistir aulas on-line

O Colégio SESC está promovendo uma ação cidadã para possibilitar que seus alunos que não possuem computador em casa assistam às aulas on-line e participem dos encontros realizados...

Laguna | Tem diminuição no número de pacientes ativos em tratamento de Covid

Em uma semana, Laguna teve uma diminuição considerável no número de pacientes ativos, que estão em tratamento de coronavírus no município. A cidade passou...

1ª Dama que vai ao velório, em carro oficial, é condenada com o marido por improbidade 22 setembro 2020 | 09h37min

Aconteceu no Oeste de Santa Catarina em 2009. Um familiar do prefeito faleceu e a primeira-dama e sua tia foram ao velório. O problema...

Operação cumpre 13 ordens judiciais contra o tráfico de drogas em Laguna

A Polícia Civil realizou a Operação “Dorme Sujo” e cumpriu 13 ordens judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão, contra integrantes...